Um pulinho ali na ilha de Maré

Salvar nos favoritos

Um mar de sensações…

A maneira mais especial para conhecer as ilhas e passear pela Baía de Todos os Santos é formando seu próprio grupo e sair por aí de barco. Na saída de Salvador, a vista é linda do Elevador Lacerda e do Forte de São Marcelo. Desta forma, além de embarcar com mais tranquilidade, você pode passar o tempo que quiser nas ilhas e finalizar o passeio no Restaurante da Preta. Você vai querer ficar “uma vida” boiando nas águas cristalinas da Ilha dos Frades, acredite! Se quiser desembarcar nos Frades, paga-se R$ 6,00 de taxa de preservação ambiental. Chegue cedo. Melhor marcar para estar lá às 8h30 para sair às 9h.

Foto: Marcela Figueiredo e Lucas Araponga

Experiência sonora em alto mar

Os passeios de barco pela Baía de Todos os Santos já são um clássico para quem sabe o que é bom nesta vida! Dos mais baratos, aos passeios em grupo, até os VIPs em embarcações luxuosas, todos são unânimes: o litoral e as ilhas são algo deslumbrante.

Fizemos um garimpo de passeios mais intimistas que colocamos com carinho para você no final, lá no serviço. São passeios personalizados para aqueles que querem curtir o sol e ouvir o barulho do mar. No entanto, não curtam passeios com grupos de pessoas desconhecidas, mas sim com os mais próximos.

A novidade da estação, e já queridinho dos mais antenados da cidade, são os passeios que oferecem uma experiência pensada para cada grupo de amigos. São passeios que, além de fazerem roteiros paradisíacos, ainda pensam em como transformá-los na sua melhor lembrança de Salvador.

O Escuna Sound System promete ser a sensação do verão. O mote é fazer uma experiência turística e sonora. Tem escunas com capacidade para 100 pessoas, mas coloca no máximo 65, já que a ideia é fazer uma festa em alto mar.

“… precisa de espaço para quem quiser dançar”, diz Thais Muniz, idealizadora e organizadora do passeio/festa. Ela vive na ponte Salvador- Dublin, onde mora parte do ano. Thais é a idealizadora também do projeto autoral Turbante-se , experiência estética, antropológica, política e artística registradas através das vivências e pesquisas da designer.

Uma experiência personalizada

Já imaginou, você e seus amigos em um passeio nas águas da baía aliado a uma música maravilhosa? Pois bem, essa foi a ideia da Thais, transformar o que pode até ser corriqueiro para alguns moradores de Salvador, mas que é um bicho de sete cabeças para organizar se você tem poucos dias aqui.

“ Nós temos uma personalidade sonora, uma marca registrada. São músicas brasileiras, tropical beats, afro-baiana, ritmos africanos e jamaicanos…”

Banho de mar em frente à Ilha dos Frades. Foto: Assessoria/ Divulgação

A equipe traça experiências de acordo com os grupos, em edições autorais. Escolhem o DJ mais adequado ao cliente.

“ Nós trazemos o dj, o seletor mais adequado ao grupo. Nossa assinatura é a boa música em alto mar”,

complementa Thais, que explica que o serviço pode ter um plus: um fotógrafo e vídeo maker para registrar as lembranças deste momento mágico na Baía de Todos os Santos.

Comer & Beber

O passeio tem que ser agendado com, no mínimo, 72h, e sai do Terminal Marítimo. Fecham pacotes com um número menor que a capacidade também. “Já teve um cliente que preferiu colocar apenas 30 convidados.”, conta ela. O cardápio é de acordo com cada cliente. Tem o especial com “petisquetes a cara da Bahia”: beijus com queijo parmesão ralado, pãezinhos delícia, miniabarás, frutas típicas. E bebidas: Gin tônica, cerveja, água e 3 opções de suco, o que varia de grupo para grupo. Também pode incluir água de coco e drinks como caipiroskas.

A dica é conversar com ela sobre as opções e orçamentos. Tudo é adaptável! Também existem os formatos em que as pessoas levam suas próprias bebidas e um outro, que tem um bar onde as pessoas podem comprar o que quiser consumir.

Os encantos da simpática Ilha de Maré

Está localizada no centro da Baía de Todos os Santos, próxima ao Porto de Aratu. Para chegar, toma-se barcos a partir de Salvador, na Praia de São Tomé de Paripe ou Terminal Marítimo. As principais praias são: Itamoabo, das Neves, Praia Grande, de Santana e do Botelho ou Oratório de Maré. É formada por pequenos vilarejos, é rica em vegetação, mas não possui água doce.

A Ilha de Maré é uma remanescente de quilombos que abriga praias paradisíacas. A comunidade em sua maioria é formada de marisqueiras e pescadores, o artesanato típico são os balaios, cestos e outros objetos feito com a palha de cana brava. Há ainda algumas casas de veraneio à beira-mar.

Capela de Nossa Senhora das Neves, na Bacia ou Praia das Neves. Foto: Fernanda Slama

Uma das praias mais charmosas é a Bacia ou Praia das Neves, fica ao sul da Praia de Itamoabo, e sedia a Capela de Nossa Senhora das Neves, do século XVI, de estilo colonial. Suas águas são calmas, ótimas para mergulho e esportes aquáticos, e tem também formações rochosas nas areias.

Como chegar?

Importante: Prefira agendar com pelo menos 72h de antecedência.

Para passeios especiais

Lanchas, Yachts e Catamarãs
Passeios mais intimistas, românticos, em família ou para pequenos grupos

Bahia Passeios
www.bahiapasseios.com.br
Aluguéis de Lanchas, Yachts, Escunas e Catamarãs.
Telefone: (71) 99900-7741 / (71) 3179-1718

Charter Náutico
www.charternautico.com.br
Telefone: (71) 99146-5870
O veleiro é privado, foi projetado para Charter. Possui equipamentos modernos e instalações confortáveis. Alugue um veleiro tripulado, com comandante presente. Assim, você só se preocupa em curtir a vista e a velejada.

Para festas e confraternizações

Escunas
Nossa sugestão aqui é para quem quer fazer uma festa ou uma confraternização. As escunas menores são para, aproximadamente, 78 visitantes. O que já é gente para caramba!

Escuna Sound System
Quem organiza é a Thais Muniz – Instagram @escunasoundsystem
Telefone: (71) 99645-6635
Escunas com capacidade para 100 pessoas, mas coloca no máximo 65.
Saem do Terminal Marítimo. Fecham pacotes com um número menor que a capacidade também. Tem 5 pessoas de apoio embarcadas.

Bahia Escuna
www.bahiaescuna.com
Esse aqui você mesmo organiza a sua festa – Aluguel de escunas para turismo e serviços náuticos em Salvador-BA.
Telefone: (71) 99629-9715 / (71) 98852-3545

Informações gerais:
Centro Náutico da Bahia | Cidade Baixa, Salvador, Bahia, Brasil
Telefone: (71) 3243-2207

Por Fernanda Slama
Coordenadora de Conteúdo


Ilha de Maré. Foto: Fernanda Slama

1
2
3
4
5
5
Duração aproximada
6 horas - 9hs até 15h
Seu bolso
Localização
Ilha de Maré - Bahia (42km de Salvador)

Outros Roteiros

Agenda

10
ago
11
ago
12
ago
13
ago
14
ago
15
ago
16
ago
Ver mais em Agenda