16 lugares para conhecer Salvador junto com seu pet

Salvar nos favoritos
Leve seu pet para passear por Salvador.

Aproveite o passeio com seus animais de estimação para visitar a capital baiana

Já pensou em conhecer Salvador e ainda aproveitar para levar o seu pet para um passeio bem divertido por pontos diferenciados da capital baiana? Para quem quer fugir um pouco da rotina, diversos locais públicos e privados adotaram o conceito “pet friendly”* para receber você e seu amigo peludo.

Tem shopping, parque, hamburgueria, praça, local turístico e praia onde você pode mudar os ares do seu passeio diário com seu pet e ainda aproveitar as belezas da nossa cidade. Confira as dicas! Ah, lembre-se de levar o saquinho para recolher as necessidades que seu amiguinho deixar no caminho 🙂

Veja abaixo a lista:

1 – Parque da Cidade

Começando por um dos clichês mais belos de Salvador, o Parque da Cidade tem fácil acesso e fica praticamente no coração da cidade. Com uma imensa área verde, o seu pet terá muito espaço para explorar e amigos novos para brincar. O parque tem uma das maiores reservas botânicas da cidade.

Horário de funcionamento atual: segunda a sábado, das 5h às 22h
Endereço: Avenida Antônio Carlos Magalhães, sem número

2 – Eco Square

Dando uma passeada pelo Rio Vermelho, bairro boêmio da cidade, a primeira vila de contêineres de Salvador é parada quase obrigatória. Enquanto curte a companhia de seu amigão, você pode comer e beber em uma das diversas opções do local.

Horário de funcionamento: 11h às 23h, mas cada loja tem um horário específico
Endereço: Rua Conselheiro Pedro Luiz, 348, Rio Vermelho

3 – Dog parks

Se estiver na vibe de fazer um passeio mais voltado para o cachorro mesmo, uma boa pedida são os dog parks criados pela prefeitura de Salvador. Eles são recheados com equipamentos que podem ser utilizados em atividades para adestramentos, treinos e orientações, prática de exercícios físicos, além de séries de fisioterapia para reabilitação pós-cirúrgica.

Onde encontrá-los:

Praça Afonso Ruy (Itaigara)
Praça do Beijoim (Caminho das Árvoes)
Praça Nossa Senhora Assunção (Pituba)
Praça Parque Júlio César (Pituba)
Praça dos Dendezeiros (Bonfim)
Praça Vale dos Rios (Stiep)
Praça Rua Reitor Miguel Calmon (Canela)
Praça ACM (São Caetano)

4 – Praia do Porto Barra

Uma das praias urbanas mais lindas do mundo não deve ser apreciada apenas por olhos humanos, não é? Sol, praia, relaxamento… só tome cuidado pra não deixar o acarajé cair na areia para o espertão abocanhar, pois fritura faz mal pra cachorro. Como a praia praticamente não tem ondas e as águas costumam ser bem quentinhas, seu pet vai adorar o mergulho se ele souber nadar.

Horário de funcionamento: variável em função da pandemia

5. Parque dos Ventos de Salvador

Seu pet tem muita energia e pouco espaço dentro de casa? Então leve ele para passear no Parque dos Ventos de Salvador, na Boca do Rio. O espaço ao ar livre tem 85 mil metros quadrados (quase 10 vezes o tamanho da Arena Fonte Nova) fica de frente para o mar. O gramado é enorme e tem também espaços para práticas esportivas para pessoas de todas as idades.

Endereço: Parque dos Ventos de Salvador
Avenida Octávio Mangabeira, S/N – Boca do Rio

6 – Pelourinho

Quando aquele amigo de fora vem para Salvador, o primeiro lugar onde você o leva é o Pelourinho. E por que não turistar pelos casarões ao batuque do Olodum junto com seu pet? O chão de paralelepípedo pode ser um desafio para o seu bichinho, mas isso não vai estragar a experiência, já que ele pode caminhar pelas calçadas. Afinal, o Pelourinho está no coração do Centro Histórico de Salvador, tem muitas ruas cheias de histórias para você conhecer e para seu pet farejar.

7 – Solar Gastronomia

Um dos mais belos bairros de Salvador é o Rio Vermelho. Vale muito você levar o seu pet para passear por lá e também aproveitar para conhecer, junto com ele, o Solar Gastronomia. O espaço é receptivo à presença de animais, desde que estejam com a coleira.

Endereço: Rua da Fonte do Boi, 24 – Rio Vermelho
Funcionamento: todos os dias

8 – Dique do Tororó

Seu pet tem bastante energia para gastar e curte um passeio em contato com a natureza? O Dique do Tororó é uma boa opção de diversão ao ar livre. A lagoa de 110 mil metros cúbicos de água é circundada por uma pista de caminhada. Para além do passeio, você ainda pode ver no local oito esculturas de orixás flutuando no espelho d’água. Elas foram instaladas em 1998 e são assinadas pelo artista plástico Tatti Moreno.

Funcionamento: todos os dias

9 – Ponta do Humaitá

Na Cidade Baixa, um dos mais belos pores do sol de Salvador ficará mais belo na companhia de seu amigão. O melhor horário para chegar por lá é às 16h.
Endereço: Forte Mont Serrat, no Mont Serrat

10 – Parque dos Dinossauros

Já imaginou um encontro de dinossauros com cachorros? Essa mistura é possível em Salvador. A antiga Lagoa dos Frades, no bairro do Stiep, próximo ao antigo Centro de Convenções foi toda requalificada no início deste ano e agora se chama Lagoa dos Dinossauros. No local, tem 14 esculturas de dinossauros, oferecendo uma opção de lazer ao ar livre para você, sua família e seu pet.

Endereço: Antiga Lagoa dos Frades, no bairro do Stiep, próximo ao antigo Centro de Convenções
Funcionamento: de segunda a sábado das 6h às 17h

11 – Bravo Burguer

O passeio com o seu pet exige bastante correria e brincadeira. Depois de todo esforço, sempre bate aquela fome. Se você estiver perto de uma loja da Bravo Burger, não precisa voltar para casa para deixar seu pet e voltar para comer. As unidades da rede – Pituba, Paralela, Barra, Shopping da Bahia e Horto – aceitam a entrada de animais de todos os portes. A permissão é apenas nas áreas externas. A recomendação é que mantenham os cães sempre no chão e na coleira. A loja do Shopping da Bahia e do Paralela Mall seguem as regras dos shoppings.

Mais informações e endereços: Instagram: @eusoubravo

12 – Largo do Campo Grande

Seu amigão provavelmente não sabe chorar ao pé do caboclo[, mas nem por isso ele irá curtir menos um passeio por uma das praças mais bonitas de Salvador – e no centro da cidade. Com muita área para correr e árvores para cheirar, o local é um prato cheio para pets e tutores.

Horário de funcionamento: das 5h às 22h.

13 – Farol da Barra

Um clichê que vale a pena: passar a tarde naquele gramado, curtir o pôr do sol e poder passear pelo calçadão até o Cristo. Só tome cuidado com o calor, pois as sombras lá são limitadas. Então leve bastante água e, se precisar, dê um mergulho no mar mais próximo.

14 – Barracas do Imbuí

Se você for passear com seu pet e estiver com vontade de tomar uma gelada, não há lugar melhor do que a maior concentração de bares por metro quadrado de Salvador! Algumas barracas do Imbuí aceitam os clientes mais peludos: Terapia Restaurante e Bar, Portal do Imbuí, Nova Alegria, Barraca do Carneiro, Barraca Imbuí e Zurca.

Endereço: Avenida Jorge Amado, canteiro central, Imbuí

15 – Melt Hamburgueria

Ir numa hamburgueria pode parecer tortura para o seu cachorro, que não poderá desfrutar das delícias oferecidas pelo local. Esse não é o caso da Melt Hamburgueria. Além do local aceitar todas as raças e tamanhos, no local também é oferecido um petisco exclusivo para os doguinhos.

Endereço: Shopping Boulevard, 161
Horário de funcionamento: segunda à quinta das 17h às 22h30 e sexta à domingo das 17h às 0h

16 – Praça Irmã Dulce

A praça da santa baiana não tem distinção para a espécie de seus fiéis e é uma ótima opção para bater perna com seu pet na Cidade Baixa. O local passou por diversas intervenções, tendo sua área ampliada para cerca de 18 mil m².

Endereço: Largo de Roma, Cidade Baixa.

Gostou das dicas? Então, da próxima vez que for passear com seu bichinho, fuja da mesmice e aproveite para conhecer a cidade! São muitas alternativas legais pra cachorro!

*Amigo dos animais

Por Jorge Gauthier
Jornalista


Leve seu pet para passear por Salvador.

1
2
3
3
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso
Localização
Por toda cidade de Salvador

Outros Roteiros

Agenda

28
set
29
set
30
set
01
out
02
out
04
out
05
out
Ver mais em Agenda