O maior natal de rua do Brasil

Salvar nos favoritos

Riqueza de detalhes, materiais sustentáveis e homenagens emocionantes são destaques na decoração natalina de Salvador

A magia do natal invadiu vários espaços de lazer de Salvador, fazendo deste o maior natal de rua do Brasil. A edição deste ano traz o tema “Luz para Recomeçar”, com o objetivo de inspirar moradores e visitantes a terem momentos de reencontro, superação e conexão.

A programação inclui 55 dias de atrações; catedral de luz e som; 7 milhões de lâmpadas sustentáveis de led; inclusão social; tecnologia acessível; homenagem especial aos profissionais de saúde; e avenidas e praças iluminadas. Além de ambientes tradicionais espalhados pela cidade, como a árvore de natal, a Casa do Papai Noel e um túnel luminoso, as instalações também contam com elementos de acessibilidade.

O Visit Salvador da Bahia te conta tudo que está acontecendo em cada uma delas, assim você vai poder se programar para ir a todas. Até dia 6 de janeiro, você pode visitar e se divertir com a família toda!

Periperi, Campo Grande, Vila de Natal (Itaigara) e Árvore gigante (Praça Tomé de Souza)

Periperi é palco de estreia do Natal Salvador 2022

Natal em Periperi
Foto: Betto Jr/Secom

Um dos espaços de lazer mais conhecidos do Subúrbio Ferroviário de Salvador, a Praça da Revolução, em Periperi, se tornou o primeiro ponto da cidade a receber uma decoração especial de natal. O local tem a Casa de Papai Noel, árvore com teto iluminado, presépio, peças instagramáveis, entre outros ornamentos. A programação ainda abrange apresentações culturais de escolas, igrejas e instituições e das apresentações de corais, que tornarão as noites do Subúrbio mais alegres e mais felizes.

Esta é a primeira vez que existe essa programação natalina na localidade. As visitas em Periperi poderão ser feitas até o dia 6 de janeiro, das 18h às 22h – a praça foi fechada e passa a ter portões de entrada e saída. A programação envolverá apresentações de escolas, além das presenças do Papai Noel e Noeletes, todos moradores do bairro. Saiba mais neste link.

Decoração natalina especial e inclusiva no Campo Grande

Natal no Campo Grande
Foto: Betto Jr/Secom

Cerca de 7 milhões de lâmpadas sustentáveis de LED já dão o brilho e a mistura de cores da tradicional decoração de natal instalada pela prefeitura na Praça do Campo Grande. Palco principal da iniciativa nos últimos anos, o local contará com 45 dias de programação, reunindo opções de lazer para o público de todas as idades e uma ampla estrutura com catedral composta por vitrais, Casa do Papai Noel, presépio gigante e vila natalina.

Vítimas da Covid-19 e profissionais de saúde ganham homenagem no espaço, que estará aberto ao público mediante agendamento até 6 de janeiro de 2022. Essa edição, por sinal, traz como diferencial diversas ações inclusivas voltadas para pessoas com deficiência.

Ponto alto da decoração, a Catedral “Luz Para Recomeçar” foi Inspirada nos castelos de cristais com composições em azulejos presente nos painéis das igrejas da Bahia, e traz recortes de vitrais com imagens natalinas. O túnel tem nove metros de altura e 87 metros de extensão, todo coberto com micro lâmpadas de LED branco. Placas de madeira com estampas de azulejarias azul desenhadas à mão complementam a obra de arte.

Já a Casa do Papai Noel é transparente, com luzes natalinas, e oferece a experiência de presenciar, através das janelas e portas de vidro, o cotidiano da vida do bom velhinho. O imóvel é dividido em dez ambientes: varanda, sala de estar, sala do trono, sala de música, escritório, quarto, banheiro, sala de jantar, cozinha e quintal, além de trenó estacionado na garagem.

Natal no Campo Grande
Foto: Betto Jr/Secom

O encanto está nos detalhes e na iluminação especial de cada ambiente. A varanda de entrada é decorada com bonecos de barro, árvores e um presépio com pintura fina e detalhes dourados. A sala de estar, por sua vez, é composta por uma lareira, poltronas douradas e o tapete. Na sala do trono está uma árvore com três metros de altura e um grande trono vermelho acolchoado.

O presépio, principal símbolo do natal, é todo construído artesanalmente. José, Maria, o menino Jesus, os magos e todos os animais presentes medem 80 centímetros a 2,50 metros de altura. Todo o presépio fica em um elevado de 70 cm que ocupa uma área de 120m².

Uma árvore lúdica e interativa com 24 metros de altura chama atenção entre os diversos atrativos espalhados na Praça do Campo Grande. O ornamento possui 24 janelas de madeira com pintura dourada e iluminação especial. Entre essas janelas, há bolas de natal de LED, fitas de presentes iluminadas e pisca-pisca em sincronia com a trilha sonora tocada.

O espaço Memorial das Estrelas é em memória a todas as vítimas da Covid-19, no qual cada luzinha e cristal presentes homenageiam aqueles que morreram por causa da doença. Trata-se de uma experiência sensorial e emocionante para qualquer visitante, em um ambiente revestido de material translúcido, tendo teto e paredes forradas de luzes de natal e cortinas de cristais. Os visitantes passam por uma ponte branca ao som de uma trilha sonora calma e um perfume suave que toma conta do ambiente.

Vila de Natal Sustentável no Itaigara

Do material que seria descartado no lixo à magia do espírito natalino. A Prefeitura de Salvador transformou resíduos recicláveis em decoração de natal e, dessa forma, construiu a Vila de Natal Sustentável, na Praça Ana Lúcia Magalhães, no Itaigara. A decoração inclui peças que utilizam mais de 17 mil garrafas pet. A ornamentação é assinada pelo artista plástico Gilson Cardoso, que conduziu o processo de cada item decorativo, reutilizando materiais como lonas, paletes, forros de PVC e garrafas pet.

Quem visitar a exposição vai encontrar renas, trenó, anjos, caixas de presente, árvores e um lindo presépio produzidos de forma 100% sustentável, a partir do reaproveitamento de diversos resíduos. A estrutura estará disponível para visitação gratuita até o próximo dia 6 de janeiro e contará ainda com programação especial aos finais de semana. A Casa do Noel foi construída a partir da revitalização de um antigo caminhão compactador de resíduos.

Mega Árvore de Natal Sustentável

Instalado na Praça Thomé de Souza, em frente ao Elevador Lacerda, o monumento tem 22 metros de altura e foi construído com 29 mil garrafas pet e plásticas, que foram reaproveitadas de árvores de anos anteriores, além de novas garrafas arrecadadas no mês de setembro, quando foram realizadas diversas ações para celebrar o Dia Mundial da Limpeza – Clean Up Day.

A obra de arte superou a árvore montada na primeira edição do Natal Sustentável, realizada em 2019, na qual a árvore foi confeccionada com 21 metros de altura e 22 mil garrafas pet. A expectativa é que Salvador possa conquistar mais uma vez o título de maior árvore de natal feita com material reciclado no país, concedido pelo Rank Brasil.

Conheça a programação completa neste link.



Experiências em Salvador

Agenda

13
ago
14
ago
15
ago
16
ago
17
ago
18
ago
19
ago
20
ago
Ver mais em Agenda