Samba Social Clube. Orla de Pituaçu. Salvador Bahia. Foto reprodução das redes do restaurante.
Samba Social Clube. Orla de Pituaçu. Salvador Bahia. Foto reprodução das redes do restaurante.

Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis

Publicado em 07.12.2025 às 18h 31 - atualizado em 17.12.2025 às 18h 31

Sol e mar

A nova orla de Pituaçu foi entregue em 6 de dezembro, com mais de três quilômetros de intervenções. Houve a recuperação dos passeios, dos estacionamentos públicos e da ciclovia, além de pavimentação em concreto e em pedra portuguesa, paisagismo, quadras poliesportivas e campos de futebol e 25 quiosques para a comercialização de alimentos e bebidas. O prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, além de diversas autoridades municipais e representantes da Orla Brasil, empresa responsável pela concessão do Parque Urbano da Orla Pituaçu, participaram da inauguração.

As intervenções vão da Ponte Rio das Pedras até a 3ª Ponte. O espaço recebeu quatro campos de futebol, sendo dois de grama sintética, um de terra e um de areia. Foram entregues 20 quadras: três poliesportivas, oito de beach tênis, cinco de tênis e quatro de futmesa. Para os amantes do esporte, tem também três academias, além dos três quilômetros de ciclovia. O investimento na requalificação urbana e ambiental da orla de Pituaçu foi de R$ 135.423.758,73.

Para quem for passear com as crianças, a nova orla tem quatro parques infantis e paraciclos. São 25 quiosques distribuídos ao longo do percurso, sendo 13 unidades funcionando como restaurantes, sete como ponto de água de coco e outros cinco para comercialização de acarajé. O projeto é da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e a administração será realizada pela Orla Brasil.

Foram sete trechos entregues nesta gestão: Farol de Itapuã (trecho 3 e 4), Stella Maris, Praia do Flamengo, Ipitanga, Porto da Lenha e Pituaçu. Entre 2013 e 2025, foram requalificados 33 trechos de mar em Salvador.

Palco – A entrega da nova orla de Pituaçu marcou também a inauguração do palco Nelson Rufino. A cerimônia contou com a presença do próprio Nelson Rufino, que fez a apresentação inaugural ao lado da banda Batifun, marcando a estreia artística do palco e abrindo a programação especial do dia. O local terá apresentações musicais diárias a partir do dia 22.12, com samba das 16h às 20h.

O Palco Nelson Rufino homenageia um dos grandes nomes do samba da Bahia e abre suas atividades com uma programação especial de shows e apresentações, ampliando a vocação cultural da nova orla de Salvador. O local recebeu uma estátua do artista em tamanho real. A escultura, em fibra de vidro e cobre, leva a assinatura do artista paraense Francisco de Assis, responsável pelas estátuas de Gilberto Gil e Preta Gil, no Rio de Janeiro.

Visita– O prefeito e as demais autoridades fizeram o percurso da nova orla e acompanharam uma apresentação do projeto Orla em Movimento, como aulas de fitdance e beach tennis, e conversaram com empresários e marcas que abraçaram o projeto. A comitiva visitou o protótipo da estátua de Yemanjá, criada pelo artista Guru Moreno, o projeto Lixo Zero e o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos recicláveis, equipado também com bebedouros de água para reduzir o uso de garrafas e copos plásticos.

Depois da instalação da placa inaugural, houve uma lavagem simbólica da passarela com integrantes da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), celebrando a fé, a cultura e a ancestralidade.

Texto com base na reportagem de Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS