Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Publicado em 07.12.2025 às 18h 31 - atualizado em 17.12.2025 às 18h 31
A nova orla de Pituaçu foi entregue em 6 de dezembro, com mais de três quilômetros de intervenções. Houve a recuperação dos passeios, dos estacionamentos públicos e da ciclovia, além de pavimentação em concreto e em pedra portuguesa, paisagismo, quadras poliesportivas e campos de futebol e 25 quiosques para a comercialização de alimentos e bebidas. O prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, além de diversas autoridades municipais e representantes da Orla Brasil, empresa responsável pela concessão do Parque Urbano da Orla Pituaçu, participaram da inauguração.
As intervenções vão da Ponte Rio das Pedras até a 3ª Ponte. O espaço recebeu quatro campos de futebol, sendo dois de grama sintética, um de terra e um de areia. Foram entregues 20 quadras: três poliesportivas, oito de beach tênis, cinco de tênis e quatro de futmesa. Para os amantes do esporte, tem também três academias, além dos três quilômetros de ciclovia. O investimento na requalificação urbana e ambiental da orla de Pituaçu foi de R$ 135.423.758,73.
Para quem for passear com as crianças, a nova orla tem quatro parques infantis e paraciclos. São 25 quiosques distribuídos ao longo do percurso, sendo 13 unidades funcionando como restaurantes, sete como ponto de água de coco e outros cinco para comercialização de acarajé. O projeto é da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e a administração será realizada pela Orla Brasil.
Foram sete trechos entregues nesta gestão: Farol de Itapuã (trecho 3 e 4), Stella Maris, Praia do Flamengo, Ipitanga, Porto da Lenha e Pituaçu. Entre 2013 e 2025, foram requalificados 33 trechos de mar em Salvador.
Palco – A entrega da nova orla de Pituaçu marcou também a inauguração do palco Nelson Rufino. A cerimônia contou com a presença do próprio Nelson Rufino, que fez a apresentação inaugural ao lado da banda Batifun, marcando a estreia artística do palco e abrindo a programação especial do dia. O local terá apresentações musicais diárias a partir do dia 22.12, com samba das 16h às 20h.
O Palco Nelson Rufino homenageia um dos grandes nomes do samba da Bahia e abre suas atividades com uma programação especial de shows e apresentações, ampliando a vocação cultural da nova orla de Salvador. O local recebeu uma estátua do artista em tamanho real. A escultura, em fibra de vidro e cobre, leva a assinatura do artista paraense Francisco de Assis, responsável pelas estátuas de Gilberto Gil e Preta Gil, no Rio de Janeiro.
Visita– O prefeito e as demais autoridades fizeram o percurso da nova orla e acompanharam uma apresentação do projeto Orla em Movimento, como aulas de fitdance e beach tennis, e conversaram com empresários e marcas que abraçaram o projeto. A comitiva visitou o protótipo da estátua de Yemanjá, criada pelo artista Guru Moreno, o projeto Lixo Zero e o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos recicláveis, equipado também com bebedouros de água para reduzir o uso de garrafas e copos plásticos.
Depois da instalação da placa inaugural, houve uma lavagem simbólica da passarela com integrantes da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), celebrando a fé, a cultura e a ancestralidade.
Texto com base na reportagem de Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS
Confira Outras Postagens
Acompanhe dicas, curiosidades e histórias sobre Salvador que vão inspirar sua próxima visita.