Casa Pia de São Joaquim

Salvar nos favoritos

Local disputado nos anos 80 e 90, volta a receber eventos sociais, culturais, acadêmicos e corporativos

Casa Pia de São Joaquim. Calçada. Salvador Bahia. Foto Luca Castro.

Com mais de 200 anos de história, a Casa Pia de São Joaquim, na Avenida Jequitaia, no bairro do Comércio, voltará a receber eventos sociais, culturais, acadêmicos e corporativos. Orfanato durante muitos anos, a entidade filantrópica fundada em 1799 conta com nova gestão, que resolveu retomar os eventos suspensos em 2012 como mais uma fonte de arrecadação para a manutenção de suas atividades.

O espaço, que durante as décadas de 80 e 90 foi muito disputado para a realização de casamentos, jantares e formaturas, funciona atualmente como instituição de ensino gratuito para crianças. O projeto pedagógico atende a educação infantil do grupo 2 ao grupo 5, com opção para educação em tempo integral.

Um pouco da História do local

Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim foi construída como um noviciado jesuíta no início do século XVIII. Ambos foram tombados como uma estrutura histórica pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) em 1938. Está localizada na parte baixa de Salvador, fazendo parte do Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Mundial da UNESCO.

O complexo estava originalmente localizado diretamente na Baía de Todos os Santos, o mar chegava até sua frente e a ligação com a cidade se fazia por barco. Sua localização à beira-mar foi perdida devido a sucessivos projetos de aterros e ao desenvolvimento comercial do entorno.

O complexo agora consiste em uma escola secundária, capela e orfanato, e o edifício foi significativamente alterado. O complexo se desenvolveu em torno de um grande claustro quadrado em dois andares.

A estrutura da Casa Pia de São Joaquim

No térreo, a Casa Pia de São Joaquim conta com Capela e Átrio (área externa). Neste pavimento estão 14 salas de aula, que encontram-se com as atividades suspensas por conta da pandemia. No primeiro pavimento, o casarão tombado conta com diversas salas para eventos variados e até mesmo um auditório com capacidade para 177 pessoas.
Segundo Maria Amélia Tourinho, Provedora da instituição, o projeto futuro é ainda criar outras atividades de cunho social, como cursos profissionalizantes, para melhor ocupação do espaço.

“Entendemos nossa missão como a de acolhimento e formação de estudantes, estimulando jovens a exercerem a cidadania e dando a oportunidade a eles de trilharem um caminho para o mercado de trabalho”, reforça Maria Amélia Tourinho.

Serviço

Casa Pia de São Joaquim
Av. Jequitaia, 375 – Calçada, Salvador – BA, 40411-120
casapiaeventos@gmail.com
Para informações: (71) 99924-1594.
Gestão: conhecida produtora de eventos da Bahia, Pagana Carvalho é quem assume a agenda do local.
Importante: ainda não está aberta à visitação

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Corre lá no Spotify ou no Deezer e ouça agora!

Casa Pia de São Joaquim. Calçada. Salvador Bahia. Foto Luca Castro.

1
2
3
3
Seu bolso
Localização
Av. Jequitaia, 375 - Calçada, Salvador - BA, 40411-120

Outras experiências

Agenda

27
jan
28
jan
29
jan
30
jan
01
fev
02
fev
03
fev
Ver mais em Agenda