Casa Pia de São Joaquim

Salvar nos favoritos

Local disputado nos anos 80 e 90, volta a receber eventos sociais, culturais, acadêmicos e corporativos

Casa Pia de São Joaquim. Calçada. Salvador Bahia. Foto Luca Castro.

Com mais de 200 anos de história, a Casa Pia de São Joaquim, na Avenida Jequitaia, no bairro do Comércio, voltará a receber eventos sociais, culturais, acadêmicos e corporativos. Orfanato durante muitos anos, a entidade filantrópica fundada em 1799 conta com nova gestão, que resolveu retomar os eventos suspensos em 2012 como mais uma fonte de arrecadação para a manutenção de suas atividades.

O espaço, que durante as décadas de 80 e 90 foi muito disputado para a realização de casamentos, jantares e formaturas, funciona atualmente como instituição de ensino gratuito para crianças. O projeto pedagógico atende a educação infantil do grupo 2 ao grupo 5, com opção para educação em tempo integral.

Um pouco da História do local

Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim foi construída como um noviciado jesuíta no início do século XVIII. Ambos foram tombados como uma estrutura histórica pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) em 1938. Está localizada na parte baixa de Salvador, fazendo parte do Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Mundial da UNESCO.

O complexo estava originalmente localizado diretamente na Baía de Todos os Santos, o mar chegava até sua frente e a ligação com a cidade se fazia por barco. Sua localização à beira-mar foi perdida devido a sucessivos projetos de aterros e ao desenvolvimento comercial do entorno.

O complexo agora consiste em uma escola secundária, capela e orfanato, e o edifício foi significativamente alterado. O complexo se desenvolveu em torno de um grande claustro quadrado em dois andares.

A estrutura da Casa Pia de São Joaquim

No térreo, a Casa Pia de São Joaquim conta com Capela e Átrio (área externa). Neste pavimento estão 14 salas de aula, que encontram-se com as atividades suspensas por conta da pandemia. No primeiro pavimento, o casarão tombado conta com diversas salas para eventos variados e até mesmo um auditório com capacidade para 177 pessoas.
Segundo Maria Amélia Tourinho, Provedora da instituição, o projeto futuro é ainda criar outras atividades de cunho social, como cursos profissionalizantes, para melhor ocupação do espaço.

“Entendemos nossa missão como a de acolhimento e formação de estudantes, estimulando jovens a exercerem a cidadania e dando a oportunidade a eles de trilharem um caminho para o mercado de trabalho”, reforça Maria Amélia Tourinho.

Acervo histórico retorna à Casa Pia de São Joaquim

Após restauração realizada entre fevereiro e maio de 2021, seis quadros de relevância histórica e estética que fazem parte do acervo da Casa Pia de São Joaquim retornam à instituição.

As obras, entre elas uma datada de 1826, foram fixadas nas paredes de diferentes espaços do local. Dentre as peças, está um retrato de Dom Pedro II, em óleo sobre tela, de autor desconhecido, datado do século 19 e tombado pelo patrimônio nacional.

O objetivo deste projeto é reinserir o espaço histórico da Casa Pia no roteiro turístico da cidade. A exposição das obras contribui também para a manutenção das atividades da instituição, como acontece há mais de 200 anos.

Serviço

Casa Pia de São Joaquim
Av. Jequitaia, 375 – Calçada, Salvador – BA, 40411-120
casapiaeventos@gmail.com
Para informações: (71) 99924-1594.
Gestão: conhecida produtora de eventos da Bahia, Pagana Carvalho é quem assume a agenda do local.
Importante: A visitação deve ser marcada para pessoas interessadas em conhecer os espaços de eventos. Porém não realizam visitação histórica (pelo menos por enquanto).

Casa Pia de São Joaquim. Calçada. Salvador Bahia. Foto Luca Castro.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
9
Seu bolso
Localização
Av. Jequitaia, 375 - Calçada, Salvador - BA, 40411-120

Outras experiências

Agenda

04
ago
05
ago
06
ago
07
ago
09
ago
10
ago
11
ago
Ver mais em Agenda