Verão do Olodum - programação completa

Publicado em 16.12.2025 às 11h 28 - atualizado em 22.01.2026 às 15h 26

Gratuitos
Shows e Festas

Salvador recebe 2026 com a percussão do Olodum. A partir da primeira semana de janeiro, o Centro Histórico é palco de apresentações do grupo, como as já tradicionais Bençãos e Ensaios do Bloco.

O verão de 2026 marca um ciclo do Olodum no Centro Histórico de Salvador, fortalecendo a ligação do grupo com o Pelourinho e abrindo a temporada que conduz ao Carnaval, que este ano traz o tema “Máscaras Africanas – Magia e Beleza”. Fundado em 1979, o Olodum chega aos 46 anos com atuação contínua, apresentações em 45 países e parcerias que projetaram sua música e sua história para o mundo. A programação deste verão amplia a circulação de iniciativas dedicadas à matriz africana e reforça a importância do samba-reggae como linguagem criada por Neguinho do Samba.

A Benção do Olodum começa no dia 6 de janeiro, na Praça das Artes, Pelourinho. A agenda segue por todo o mês de janeiro, toda terça-feira. Os ingressos estão sendo vendidos no Meu Bilhete.

Ainda no primeiro mês do ano, o Olodum inicia a preparação para o Carnaval. Os preparativos para a maior folia do mundo começam no dia 11 de janeiro e seguem até fevereiro. Os ensaios do bloco ocupam os Domingos Musicais, no Largo do Pelourinho, com acesso livre. Os encontros funcionam como preparação aberta e favorecem a formação contínua da banda, com repertórios estruturados para a temporada carnavalesca.

E não acaba por aí. 2026 traz o retorno de um marco para o Olodum: a participação na Lavagem do Bonfim. O grupo marca presença, no dia 15 de janeiro, com uma caminhada percussiva que sairá da Igreja da Conceição da Praia e seguirá até o Largo da Calçada.

Já no Carnaval, o Olodum confirma participação nos circuitos oficiais, com desfiles gratuitos no Batatinha e no Osmar, além da Pipoca do Olodum, que leva o samba-reggae para a Avenida com acesso aberto ao público. No Circuito Dodô, o Bloco Olodum retorna com venda de abadás na Central do Carnaval, reunindo foliões que acompanham o grupo ao longo das últimas décadas.

Confira a programação completa:

Datas da temporada — Benção do Olodum /Verão 2026 (Terça Feira)
06/01 – Benção do Olodum
13/01 – Benção do Olodum
20/01 – Benção do Olodum
27/01 – Benção do Olodum
03/02 – Benção do Olodum

Agenda de Verão – Ensaios Gratuitos e Lavagem do Bonfim 2026 (Domingo Musical)
11/01 – Ensaio do Bloco Olodum
15/01 – Lavagem do Bonfim
18/01 – Ensaio do Bloco Olodum
25/01 – Ensaio do Bloco Olodum
01/02 – Ensaio do Bloco Olodum
08/02 – Ensaio do Bloco Olodum

Acontecendo perto de você

Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização:

Qui 05 de Fev
Venha Ver - O Bloco do Amor
Escola Divino Mestre (concentração no Beco do Zé)

(Santo Antônio Além do Carmo)

Garanta seu ingresso
Qui 05 de Fev
Ensaio de Tatau
Casa Rosa

(Rio Vermelho)

Garanta seu ingresso
De 30 a 31 Jan
Festival Oxe É Jazz - Confira programação
Parque Costa Azul

(Costa Azul)

Dom 08 de Fev
Banho de Mar à Fantasia 2026
Ladeira da Preguiça

(Dois de Julho)

Seg 02 de Fev
Ensaio do Cortejo Afro - Saulo Fernandes, Psi e Leo Santana
Praça Mestre Neguinho do Samba

(Pelourinho)

Garanta seu ingresso
De 30 Jan a 01 Fev
O que tá rolando: de 30 de janeiro a 1 de fevereiro
Endereços Variados - Consulte
Sáb 31 de Jan
Mostra Artística 'À Sombra do Cerejal'
Sala de Teatro do Centro Cultural Ensaio – CCE

(Avenida Leovigildo Filgueiras, número 58 – Garcia)

Retire seu ingresso
Sáb 31 de Jan
Negra e Negro Malê 2026
Sede do Malê

(Alto do Abaeté - Itapuã)

Garanta seu ingresso
De 30 a 31 Jan
​Allê Varanda Bar reúne música e gastronomia - confira programação
Allê Varanda Bar

(Santo Antônio Além do Carmo)

Sex 06 de Fev
Juntos na Casa - Sambaiana, Majur e João Cavalcanti
Casa Rosa

(Praça Colombo, nº 106 – Rio Vermelho)

Garanta seu ingresso
Dom 29 de Mar
Concha para Todos apresenta Camisa de Vênus
Concha Acústica

(Largo do Campo Grande)

Garanta seu ingresso