Respiros na folia de Salvador - um roteiro para quem não quer Carnaval
Publicado em 06.02.2026 às 13h 09 - atualizado em 06.02.2026 às 15h 35
Durante a pré, o durante e o pós-Carnaval, a cidade conta com uma programação ativa
Longe do burburinho dos trios elétricos e da multidão, a capital baiana revela seus encantos mais tranquilos, convidando a um roteiro alternativo que celebra a cultura, a gastronomia e as paisagens deslumbrantes da cidade, mas sem a folia. Prepare-se para desvendar os “respiros” do Carnaval.
Veja nossa lista:
O Museu de Arte da Bahia (MAB) encerra a programação da Virada Cultural nos Museus nos dias 7 e 8 de fevereiro com uma agenda especial que soma mais de 30 horas ininterruptas de atividades culturais gratuitas, voltadas a públicos de todas as idades. A maratona começa no sábado, às 10h, e segue até o domingo, às 18h, ocupando diversos espaços do museu, como a Sala Curta MAB, o auditório, a Galeria 5, áreas expositivas internas e a área externa. Veja a programação completa neste link.
A próxima edição do Culinária Musical entra no clima de pré-Carnaval no dia 8 de fevereiro, das 12h às 18h, na Casa Rosa, no Rio Vermelho. Sob o comando do Afrochefe Jorge Washington, o evento reúne Denise Correia e Dão Black, que apresentam shows celebrando a música preta baiana. O público também poderá aproveitar a tradicional feijoada do Afrochefe, além de pratos como arrumadinho de fumeiro, casquinha de siri e moqueca de banana da terra. Saiba mais neste link.
OSBA realiza ‘Baile Concerto – A Saideira’ em duas apresentações com grandes nomes da música baiana nos dias 21 e 22 de fevereiro. A energia do Carnaval baiano encontra, mais uma vez, a grandiosidade da música sinfônica na oitava edição do Baile Concerto da OSBA. Neste ano, a celebração carnavalesca da Orquestra Sinfônica da Bahia promove uma saideira da folia, em duas apresentações que homenageiam o samba e os diversos ritmos que formam o Carnaval de Salvador. Serviço: Evento terá concerto gratuito no Largo do Pelourinho, no dia 21/02 (sábado), às 19h, além de apresentação com ingressos na Concha Acústica do TCA, no dia 22/02 (domingo), também às 19h.
Vá para o mar!
Essa é uma excelente época para fazer mergulho nas praias de Salvador. Naufrágios, recifes e vida marinha fazem do litoral soteropolitano um dos cenários mais atrativos para a prática do mergulho. Veja a listas de boas opções aqui na cidade neste link.
Salvador prepara-se para o Tour das Ilhas 2026, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de janeiro. O evento, que percorre mais de 400 quilômetros de navegação, partindo de Salvador com destino a Barra Grande. O evento reunirá participantes de diversos estados do país, como Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe e Santa Catarina. Saiba detalhes neste link.
Você conhece a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na paradisíaca Ilha dos Frades, em Salvador. Essa praia elevou o patamar do turismo baiano ao conquistar o prestigiado selo Bandeira Azul em 2015 e, mais recentemente, ao ser eleita a melhor praia das Américas e da Península Ibérica em um ranking internacional. O “Ranking das Melhores Praias – 2025” avaliou 200 praias em 11 países das Américas e da Península Ibérica. Veja mais detalhes e saiba como chegar neste link.
Gastronomia
Para botar na agenda – Salvador passa a integrar oficialmente o circuito dos grandes festivais gastronômicos do Brasil com o lançamento do Salvador Gastronomia, primeiro festival oficial da cidade dedicado ao tema. O evento acontece entre 26 de fevereiro e 8 de março, no Centro Histórico, e transforma a Praça Tomé de Souza, a Rua Chile e o Palacete Tira-Chapéu em polos de experiências culturais e culinárias. Para mais informações: @salvadorgastronomia2026.
Se quiser fugir para o interior sem sair da capital e provar o autêntico fumeiro de Maragojipe, conhecido pela defumação intensa, a dica é o Varanda Baiana, na orla da Ribeira. O restaurante celebra a gastronomia de raiz com o fumeiro com farofa d’água, um dos destaques do cardápio. Sob o comando do chef Thiago Alves, a casa valoriza ingredientes e técnicas tradicionais do Nordeste. Mais informações: @varandabaianacbx.
Exposições e mostras
a Mostra “ZUMVÍ 35 Anos”, que celebra a nova sede e os 35 anos do Zumví Arquivo Afro Fotográfico dedicados à memória, à preservação e às narrativas visuais negras. Com curadoria de Lázaro Roberto e da cantora e compositora Luedji Luna, a exposição reúne obras, documentos, imagens históricas e poéticas que constroem um percurso afetivo e crítico sobre a cidade, seus imaginários e seus corpos negros. Serviço: até 28 de fevereiro de 2026. Nova sede do Zumví Arquivo Afro Fotográfico – Rua Borges dos Reis, 218 – Ao Lado da Casa Rosa, Rio Vermelho – Salvador. Entrada gratuita.
A Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos, no Centro de Salvador, abre espaço para a exposição “Pinóia”, do artista visual Daniel Barreto, com entrada gratuita. A mostra apresenta um conjunto de obras que transitam entre pintura, memória e imaginação, em composições que articulam o figurativo e o abstrato por meio de figuras híbridas, gestos gráficos e camadas simbólicas. Saiba mais neste link.
Até dia 22 de fevereiro, o artista Zéh Palito inaugura “Do pranto o oceano, e nadamos no amor”, sua primeira exposição individual em um museu brasileiro. , a mostra reúne 21 pinturas, uma escultura, seis instalações, um mural e uma escultura inflável de um cacho de bananas, produzidas entre 2022 e 2025. Vale demais. Está no MAC Bahia – Rua da Graça 284. Entrada gratuita neste link.
Acontecendo perto de você
Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização: