A Orquestra Sinfônica da Bahia retorna ao Cine Teatro Solar Boa Vista neste domingo (16), às 11h, para a realização do “Concerto dos Amigos”. A apresentação terá regência do maestro Carlos Prazeres e será uma nova edição do OSBA Solar, projeto que leva apresentações matinais da Orquestra ao teatro localizado no Engenho Velho de Brotas.
No “Concerto dos Amigos”, a OSBA apresentará as obras “Abertura Trágica”, de Johannes Brahms e a “Sinfonia nº 4”, de Robert Schumann. A relação de amizade entre esses dois compositores alemães é uma das mais notáveis da música clássica, entrelaçada ainda pelo vínculo profundo de ambos com Clara Schumann, grande pianista e esposa de Robert.
“Poucas amizades na história da música foram tão marcantes e frutíferas quanto essa. Além da profunda admiração mútua, ambos partilhavam ideais românticos, crenças sobre a função da arte e um respeito absoluto pela tradição musical alemã”, afirma o maestro Carlos Prazeres.
A “Sinfonia nº4 em Ré menor, Op. 120”, de Schumann, é uma das obras mais intensas e visionárias do compositor. Criada inicialmente em 1841 e revisada em 1851, ela revela um Schumann maduro. Sua escrita densa e apaixonada antecipa muitos dos traços sinfônicos que Brahms viria a explorar mais tarde.
Décadas depois, no ano de 1880, Johannes Brahms, o jovem protegido e amigo fiel de Schumann, compôs sua “Abertura Trágica, Op. 81”, um retrato vigoroso do drama humano, com uma orquestração poderosa que reflete a intensa profundidade emocional dessa obra.
Serviço:
Data: 16 de novembro de 2025 (domingo)
Horário: 11h
Local: Cine Teatro Solar Boa Vista – Engenho Velho de Brotas
Entrada: Ingressos no Sympla