Mostra 'O Cinema anticolonial de Sarah Maldoror'
Publicado em 02.03.2026 às 16h 45 - atualizado em 02.03.2026 às 16h 45
Entre os dias 05 e 24 de março, Salvador recebe uma mostra inédita dedicada à Sarah Maldoror, considerada uma das primeiras cineastas negras a filmar na África. Com realização do Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra é gratuita e acontece na Sala Walter da Silveira, após estrear no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A retrospectiva é uma das mais completas já realizadas sobre a cineasta no país e destaca seu papel pioneiro na história dos cinemas negros e de mulheres. A programação exibe 34 obras, entre curtas e longas-metragens, sendo 19 dirigidas por Sarah Maldoror e outras 15 assinadas por diferentes realizadores.
A retrospectiva “O Cinema anticolonial de Sarah Maldoror” tem curadoria conjunta de Lúcia Monteiro, Izabel de Fátima Cruz Melo e Letícia Santinon. A abertura do evento acontece no dia 05 de março (quinta-feira), às 18h, com a exibição de “Monangambé” (1968) – primeiro filme da diretora. Às 19h, acontece a segunda sessão do dia com a versão restaurada de “Sambizanga” (1972), premiado no Festival de Berlim e considerado o título mais conhecido da cineasta. Baseada em uma novela de Luandino Vieira, a história acompanha um homem que é preso injustamente e torturado, suspeito de pertencer a um grupo revolucionário.
Serviço
Data: 05 a 24 de março (terça à sábado a partir das 15h)
Local: Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, 27 – Barris
Entrada Gratuita: Ingressos disponíveis na bilheteria
Acontecendo perto de você
Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização: