
Lavagem da Odoyá saúda Iemanjá e festeja os 11 anos da escultura de Odoyá Assinada pelo artista plástico Ray Vianna

O Samba do Vai Kem Ké comanda a batucada, com samba de roda, nesta quinta-feira (31), saudando Iemanjá e festejando os 11 anos da escultura de Odoyá, em frente à praia de Santana, no Rio Vermelho. A Lavagem ainda conta com o Bloco da Lombrada, a partir das 16h, de graça.
A escultura assinada pelo artista plástico Ray Vianna, idealizador da Lavagem desde o ano passado, Odoyá saúda a Rainha das Águas. É de Ray também a marca do Vai Kem Ké, projeto de resgate e valorização do samba duro e samba de roda da Bahia, capitaneado pelo maestro e multi-instrumentista, Augusto Conceição, que foi diretor musical, trombonista e cantor da Timbalada por 12 anos – Ray Vianna, inclusive, é autor de três capas de disco do grupo percussivo.
No repertório do Vai Kem Ké, clássicos da música baiana, como “Marinheiro Só”, “Samba da Minha Terra”, “Quixabeira”, “Paixão Antiga” e “Filho da Bahia”, e canções do próprio projeto, como “Chapéu de Palha” (disponível nas plataformas digitais) e “Varro o Tapete”.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Salvador e da Associação de Moradores e Amigos do Rio Vermelho (AMARV).
Sobre Ray Vianna
Trabalhos em comunicação visual, design gráfico, cenário, decoração de ambientes, intervenções urbanas e nas artes plásticas. Busca da beleza, algo que surpreenda, que cause admiração, que encante. Procura nas formas, cores e elementos da composição, a harmonia, a proporção e a relatividade entre elas, imprimindo movimento às cenas, fluxos. Faz uso constantemente da geometria como ferramenta aliada ao processo criativo.
Outro aspecto do seu trabalho é o uso de vários materiais que pesquisa e explora para adequar aos projetos levando em conta a forma, funcionalidade, a durabilidade, a localização ou situação espacial encontrando a solução devida.
Tem obras icônicas por toda a capital baiana como “Odoyá”, no Rio Vermelho; “Caramuru Guaçu”, em Piatã e a série “Flores Urbanas”, flores brancas gigantes em canteiros de avenidas. Nos últimos dez anos tem feito esculturas nos espaços públicos de Salvador, um dos motivos que fazem de Ray Vianna um dos principais nomes da arte pública na cidade.
Serviço
Lavagem da Odoyá
Atrações: Samba do Vai Kem Ké (com Augusto Conceição e Maestro Rayala) e Bloco da Lombrada
Quando: Quinta-feira (31)
Horário: a partir das 16h (até às 19h30)
Local: Escultura de Odoyá – em frente à praia de Santana (Rio Vermelho)
Grátis!