Festival Virada Salvador 2026
Publicado em 23.12.2025 às 11h 19 - atualizado em 23.12.2025 às 16h 30
Mais de 60 atrações, 100 horas de música e Ivete Sangalo na contagem regressiva
A Prefeitura de Salvador divulgou nesta quinta-feira (18) a programação do Festival Virada Salvador 2026, que vai ocorrer entre os dias 27 e 31 de dezembro deste ano. O evento, que já se consolidou como a maior festa de Réveillon do Brasil, terá mais de 60 atrações durante os cinco dias de shows, somando mais de 100 horas de música na Arena O Canto da Cidade, localizada na orla da Boca do Rio.
A cantora Ivete Sangalo será a atração do momento da virada de ano e responsável por fazer a contagem regressiva que antecede o grande espetáculo pirotécnico, retomando uma tradição do festival.
Além de Ivete, participam do Festival Virada Salvador 2026 outros grandes artistas locais do axé, pagode e arrocha, como Léo Santana, Bell Marques, Pablo, Claudia Leitte, Parangolé, Psirico e Xanddy Harmonia. A edição deste ano também será marcada pela presença de Edson Gomes no festival. Ícone do reggae brasileiro, o cantor e compositor baiano tem sua importância cada vez mais reconhecida em nível nacional.
Também se apresentam no Virada Salvador grandes atrações nacionais, como Jorge & Mateus, Matheus & Kauan, Nattan, Natanzinho Lima, Xand Avião, Wesley Safadão, Mari Fernandez e Belo, entre outros.
Mais que um festival, é uma tradição
O Festival Virada Salvador já se consolidou como um dos principais eventos do calendário nacional de festas de fim de ano, reunindo artistas consagrados de diferentes estilos. Além da grade musical, o público ainda pode aproveitar áreas de lazer, espaços gastronômicos e redes de serviços dentro da arena.
O evento ainda movimenta a economia da cidade, fortalecendo os setores de turismo e serviços. A expectativa é de uma movimentação econômica superior a R$400 milhões durante o período, com mais de 500 mil turistas na cidade e 100% de ocupação hoteleira.
Confira a grade de atrações do palco principal:
27 de dezembro
Léo Foguete
Léo Santana
Parangolé
Wesley Safadão
Xand Avião
28 de dezembro
Claudia Leitte
Edson Gomes
Pablo
Simone Mendes
Tony Salles
29 de dezembro
Durval Lelys
Matheus e Kauan
Nattan
Natanzinho Lima
Psirico
30 de dezembro
Alok
Bell Marques
Belo
Felipe Amorim
Olodum
31 de dezembro
Ivete Sangalo
Jorge e Mateus
Manu Bahtidão
Mari Fernandez
Timbalada
Xanddy Harmonia
Saiba mais sobre o Festival Virada Salvador 2026
Outros trechos da reportagem de Thiago Souza e Rodrigo Aguiar / Secom PMS
A grade de atrações do palco principal foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis em evento para a imprensa realizado no Hotel da Bahia by Wish, acompanhado pela vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, entre outras autoridades.
Durante o anúncio, o prefeito Bruno Reis explicou que o objetivo da gestão municipal, ao divulgar a programação com antecedência, é ajudar na atração de turistas para a capital baiana, além de garantir que os soteropolitanos não viajem para fora e passem o final de ano na cidade.
“Essa é uma demanda do trade turístico, esse segmento tão importante para a nossa economia. Sempre há o desejo de que a gente possa antecipar o quanto antes o anúncio. Tanto, que hoje estou fazendo o anúncio do Virada, semana que vem faremos do Natal e, na outra semana, do Novembro Salvador Capital Afro”, disse.
“Entre todas as opções e convites que ela recebeu de todo o Brasil, Ivete, como uma artista baiana, preferiu ficar em Salvador. E nós preferimos ela para abrir a chegada do Ano Novo”, comentou o prefeito. No ano passado, o momento foi comandado pela primeira vez por Léo Santana.
“Fizemos um esforço grande diante da disponibilidade dos artistas, já que este é um período extremamente concorrido de agenda. E hoje, todas as cidades estão copiando Salvador. É impressionante: o case que nós desenvolvemos aqui está sendo replicado em diversas cidades do Brasil”, explicou Bruno Reis.
Economia – O presidente da Saltur, Isaac Edington, destacou como o período é importante para a movimentação da economia soteropolitana. Maior festival gratuito de música do país, o Virada Salvador é o segundo maior evento da capital baiana, perdendo apenas para o Carnaval em termos de movimentação econômica.
“Temos muito orgulho desse produto, que hoje já se posiciona como o maior festival de música em espaço público do Brasil. O Virada Salvador possui a organização de um grande festival privado. Temos um aparato de segurança e de serviços públicos funcionando 24 horas durante cinco dias de festa. Não há nenhum evento no Brasil com essa infraestrutura”, afirmou Edington.
Segundo o presidente da Saltur, o evento contribui para a cidade figurar sempre entre os destinos mais procurados para o final de ano. “O Festival Virada foi um produto construído com esse propósito, para a gente poder se destacar ainda mais em um período importante para a cidade. Então, acho que a gente está colhendo os frutos desse trabalho. É uma grade de atrações bastante diversificada, com o conceito de reunir o melhor da Bahia que vai para o Brasil e o melhor do Brasil no gosto dos baianos”, explicou Isaac.
A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, reforçou que o anúncio das atrações desta edição do festival é feito ainda em setembro de maneira estratégica, para atração de mais turistas para a capital baiana durante o evento. “Conversamos com o trade e, por isso, a gente antecipou o anúncio, para fazer um trabalho com as operadoras e as outras cidades, e trazer de fato turistas para Salvador, tanto regionais quanto nacionais, e até internacionais”, afirmou.