Viva Iemanjá, Rainha do mar!

Praia do Rio Vermelho. Rua da Paciência, Rio Vermelho, Salvador
Gratuito
Agenda

Desde a madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios que ficam na Casa do Peso no Bairro do Rio Vermelho. Toda a orla é tomada por gente, e com elas os vendedores de comida baiana. É super normal comer uma feijoada durante a madrugada, isso porque a celebração tem início na alvorada e se entende até às 23h: o corpo tem que ficar forte!
No fim da tarde, um cortejo com muitas embarcações levam para alto-mar os balaios, carregados de presentes. Hoje em dia, a maioria das pessoas só colocam flores por terem consciência do perigo de jogar no mar as antes clássicas oferendas como pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores, e até joias. Essa Festa Típica Popular tem crescido a cada ano, com grade de shows em diversos estabelecimentos. Fiquem ligados nas agendas: rolam festas para todos os lados!!!

Mas a celebração começa no dia primeiro, na Lavagem de Itapuã. Grupos culturais vão as ruas celebrar a rainha do mar por toda a orla! É lindo de morrer!