Exposição fotográfica Baleias Urbanas Soteropolitanas

Publicado em 20.07.2023 às 17h 22 - atualizado em 22.01.2026 às 15h 47

Visitação até outubro

O Projeto Baleia Jubarte  está no Museu Náutico da Bahia – Farol da Barra com a exposição fotográfica Baleias Urbanas Soteropolitanas. Na exposição podem ser vistas diversas imagens, a maioria inéditas, de vários comportamentos das jubartes que frequentam a costa de Salvador e região metropolitana, onde o Projeto Baleia Jubarte está presente há 22 anos, com sua base de pesquisa e centro de educação ambiental localizados na Praia do Forte. Junto com as fotos, estará exposta uma réplica de cauda de jubarte em tamanho natural, de uma baleia conhecida dos pesquisadores, apelidada de “Feijão” pela marca que exibe.

Além do monitoramento científico e do trabalho de educação e conscientização sobre a conservação das baleias e do ambiente marinho, o Projeto, patrocinado pela Petrobras, também trabalha para capacitar profissionais e operadores de Turismo para a observação embarcada de baleias, uma atividade sustentável que gera emprego e renda em diversas comunidades do litoral baiano e que pode ser realizada também em Salvador, através da operadora SharkDive, parceira do Projeto.

Quem visitar a exposição também poderá acompanhar um pouco do trabalho de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte no ponto fixo instalado no alto do Farol da Barra, fruto de uma parceria com o Museu Náutico que vem ajudando a ampliar o conhecimento sobre as baleias na região. Aos sábados, a equipe do Projeto realiza uma palestra para contar um pouco mais da vida das baleias e do trabalho de pesquisa aos visitantes. A exposição Baleias Urbanas Soteropolitanas fica no Museu Náutico da Bahia até final de outubro, devendo após ser exibida em outros locais da capital e região.

 

Serviço
Exposição Baleias Urbanas Soteropolitanas
Onde: Museu Náutico da Bahia – Farol da Barra
Funcionamento: diariamente, das 9h às 18h
Ingressos:  R$ 15 (inteira)/ Meia-entrada: Estudantes, professores e idosos: R$ 7,50.
Gratuidade: menores de 7 anos, Museólogos; Arqueólogos; Escola Pública; Militares; Policiais Civis e Militares; Pessoas com deficiência física e seu acompanhante.
Mais informações neste link.

Local
Museu Náutico da Bahia - Farol da Barra

Acontecendo perto de você

Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização:

Qui 05 de Fev
Venha Ver - O Bloco do Amor
Escola Divino Mestre (concentração no Beco do Zé)

(Santo Antônio Além do Carmo)

Garanta seu ingresso
Qui 05 de Fev
Ensaio de Tatau
Casa Rosa

(Rio Vermelho)

Garanta seu ingresso
De 30 a 31 Jan
Festival Oxe É Jazz - Confira programação
Parque Costa Azul

(Costa Azul)

Dom 08 de Fev
Banho de Mar à Fantasia 2026
Ladeira da Preguiça

(Dois de Julho)

Seg 02 de Fev
Ensaio do Cortejo Afro - Saulo Fernandes, Psi e Leo Santana
Praça Mestre Neguinho do Samba

(Pelourinho)

Garanta seu ingresso
De 30 Jan a 01 Fev
O que tá rolando: de 30 de janeiro a 1 de fevereiro
Endereços Variados - Consulte
Sáb 31 de Jan
Mostra Artística 'À Sombra do Cerejal'
Sala de Teatro do Centro Cultural Ensaio – CCE

(Avenida Leovigildo Filgueiras, número 58 – Garcia)

Retire seu ingresso
Sáb 31 de Jan
Negra e Negro Malê 2026
Sede do Malê

(Alto do Abaeté - Itapuã)

Garanta seu ingresso
De 30 a 31 Jan
​Allê Varanda Bar reúne música e gastronomia - confira programação
Allê Varanda Bar

(Santo Antônio Além do Carmo)

Sex 06 de Fev
Juntos na Casa - Sambaiana, Majur e João Cavalcanti
Casa Rosa

(Praça Colombo, nº 106 – Rio Vermelho)

Garanta seu ingresso
Dom 29 de Mar
Concha para Todos apresenta Camisa de Vênus
Concha Acústica

(Largo do Campo Grande)

Garanta seu ingresso