É de graça: exposição 'Ele é Xangô' ocupa a Casa do Benin

Casa do Benin
Agenda

Os trabalhos a serem expostos nascem de uma pesquisa artística e etnográfica do artista Iuri Marc a partir das suas vivências em terreiros de Candomblé

A partir de hoje, a Casa do Benin, no Pelourinho, recebe a exposição Ele é Xangô – Nos Terreiros do Candomblé em Salvador, do artista visual e fotógrafo Iuri Marc. A mostra, que segue em cartaz até outubro, será aberta ao público às 11h e ocupa o espaço Tata Somba e o pátio interno.

Fruto de um processo de imersão vivido entre 2020 e 2024, o trabalho de Iuri Marc transita entre a arte e a devoção. A exposição reúne 23 fotografias, duas instalações de forte carga simbólica e ações educativas que convidam o público a partilhar do universo sagrado dos terreiros de Candomblé.

As imagens e instalações nascem de uma pesquisa artística e etnográfica em diferentes casas de axé, como o Ilê Axé Ewé, tradicional terreiro Jeje-Nagô de Salvador. O olhar de Iuri se debruça sobre a presença invisível e potente do “vento” dos orixás, em especial Xangô, senhor do fogo, da justiça e do trovão.

Durante o período da exposição, será realizada também a Oficina Folhas Sagradas, ministrada por Iuri Marc e um mais um membro mais velho de terreiro convidado.

A atividade gratuita é voltada para estudantes de escolas públicas e o público em geral interessado em vivenciar os fundamentos das folhas, banhos, cânticos e rezas. Ao final, cada participante levará para casa uma garrafinha com o próprio banho preparado durante a vivência. As datas e inscrições serão divulgadas pelo perfil do artista no Instagram. Saiba mais neste link.

Serviço:

Exposição ‘Ele é Xangô’  – Nos Terreiros do Candomblé em Salvador, do fotógrafo e artista visual Iuri Marc
Quando: a partir das 11h do dia 2 de agosto a outubro de 2025
Horários de Visitação: Terça a Sexta, das 10h às 17h; Sábados, das 9h às 16h
Onde: Casa do Benin – Rua Pe Agostinho Gomes, 17 | Pelourinho
Ingressos: entrada gratuita