Exposição "Narrativas da Beleza"

Publicado em 29.10.2026 às 14h 20 - atualizado em 29.10.2026 às 14h 24

Gratuitos
Exposições

A CAIXA Cultural Salvador recebe, a partir de 05 de novembro, a exposição “Narrativas da Beleza”, realizada pelo Acervo da Laje, museu-casa-escola localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A mostra reúne obras de 15 artistas e propõe diferentes olhares sobre a memória, as paisagens, os saberes e a produção artística do território.

Com curadoria de José Eduardo Ferreira Santos e Vilma Santos e curadoria adjunta de Renata da Silva Cardoso, a exposição marca um novo momento na trajetória do Acervo da Laje. A mostra amplia o trabalho da instituição de preservação e pesquisa, com destaque para a produção artística e a memória estética do Subúrbio.

A exposição está organizada em quatro núcleos: “Subúrbio: memória e futuro”, “Natureza sagrada e em disputa”, “Mulheres do Subúrbio” e “Ex-votos e nossos sagrados”. Juntos, eles abordam diferentes dimensões da vida, da cultura e da memória da região.

O percurso apresenta referências ao mar, às praias, à pesca, à mariscagem e à antiga linha férrea; destaca a fauna, a flora e o Parque São Bartolomeu; valoriza as mulheres que contribuíram para a construção cotidiana do território; e encerra com objetos ligados à fé e às graças alcançadas.

Sobre o Acervo da Laje

Fundado em 2010 pelos educadores José Eduardo Ferreira Santos e Vilma Santos, no bairro de São João do Cabrito, o Acervo da Laje nasceu com a proposta de mapear e valorizar a produção estética do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O trabalho, inicialmente desenvolvido por meio de pesquisas e aquisições realizadas com recursos próprios, deu origem a um complexo cultural. O acervo passou a reunir obras de arte contemporânea, materiais bibliográficos e sonoros, além de objetos relacionados à memória do território, como conchas, tijolos históricos e placas de ônibus. Como museu-casa-escola, o Acervo da Laje desenvolve ações de formação, preservação da memória e produção de conhecimento a partir do próprio Subúrbio. Entre as iniciativas estão o Programa Acervinho e o Centro de Documentação Acervo da Laje (CEDOC), que abriga a Sala de Música Clementina de Jesus e a Hemeroteca Dona Coleta de Omulu.

Serviço

Data: 05 de novembro de 2026 a 17 de janeiro de 2027
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Local: CAIXA Cultural Salvador – Unidade Carlos Gomes
Entrada gratuita

Local
CAIXA Cultural Salvador
Unidade Carlos Gomes

Acontecendo perto de você

Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização:

De 12 a 15 Nov
Palacete Arte | Trama - Feira de Arte Contemporânea
Palacete Tirachapéu

(Rua Chile)

Qui 05 de Nov
Festa Thug - Amanda Sarmento, Davs, Errari e mais
Cine Teatro Solar Boa Vista

(Brotas)

Garanta seu ingresso
De 23 a 24 Jan
Festival de Verão Salvador 2027 - confira programação
Wet Eventos

(Av. Luís Viana Filho, 9581)

Garanta seu ingresso
Sex 06 de Nov
Côro Comeu recebe Baile Charme Salvador
Café-Teatro Nilda Spencer

(Barroquinha)

Sex 06 de Nov
Ensaios de Verão Raízes - Alex Maxx, Patrulha do Samba e Lu Costa
Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba

(Pelourinho)

Sex 06 de Nov
Matheus Ceará apresenta “Desculpa eu ter vindo!”
Teatro Jorge Amado

(Av. Manoel Dias da Silva, 2177)

Garanta seu ingresso
De 31 Out a 01 Nov
Um Tributo ao Samba Reggae - Olodum e Didá
Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba

(Pelourinho)

Retire seu ingresso gratuito