Exposição "Padê Onã – Encontrar Caminhos"

Publicado em 04.05.2026 às 15h 08 - atualizado em 25.05.2026 às 10h 17

Exposições

O Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (MUNCAB) recebe a exposição “Padê Onã – Encontrar Caminhos”, do artista visual Sandro Aiyê, com curadoria de Jamile Coelho e Jil Soares. Reunindo sete esculturas de grandes dimensões em madeira de demolição, a mostra se estrutura a partir da materialidade e da presença, inscrevendo no espaço figuras que operam no campo da escultura contemporânea a partir de referências negras.

As obras partem de madeiras marcadas pelo uso, reorganizadas em estruturas verticais que tensionam equilíbrio, escala e permanência. A matéria não é neutralizada e suas marcas permanecem visíveis, incorporadas à construção formal. O trabalho se dá na articulação entre transformação e continuidade, produzindo uma leitura em que memória e matéria operam no presente.

A exposição mobiliza Exu como um princípio de articulação ligado ao movimento, à mediação e à abertura de caminhos. Longe de uma leitura restrita ao campo religioso, sua presença opera no plano simbólico e cultural, organizando relações entre obra, espaço e circulação. Ao situar essas figuras no campo da escultura contemporânea, em escala ampliada e em relação direta com o público, a mostra desloca leituras estigmatizadas e reinscreve essas referências em um lugar de centralidade.

O título da exposição aponta para esse movimento. “Padê” é mobilizado como gesto inaugural, associado à criação de condições para o início e a circulação. “Onã”, palavra de origem iorubá, significa caminho. A união dos dois termos indicam a abertura de percursos e a construção de possibilidades no espaço.

Serviço

Data: 30 de abril a 13 de janeiro de 2027
Local: MUNCAB (Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira) – Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico de Salvador
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita às quartas e domingos
Ingressos neste link

Local
MUNCAB (Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira)
Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico de Salvador

Acontecendo perto de você

Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização:

Dom 21 de Jun
Clubinho CAIXA apresenta Contação de História do livro "Clap"
CAIXA Cultural Salvador

(Rua Carlos Gomes, 57, Centro)

Inscrição gratuita
Sáb 11 de Jul
UNDERCHIC - edição especial de 4 anos
Pátio da Ordem Terceira

(Pelourinho)

Garanta seu ingresso
De 03 a 04 Jul
Espetáculo "A Pediatra"
Teatro Sesc Casa do Comércio

(Av. Tancredo Neves, 1109)

Garanta seu ingresso
De 18 a 20 Jun
Oficina Baião em Movimento - dança, canto e musicalidade
CAIXA Cultural Salvador

(Rua Carlos Gomes, 57 - Centro)

Inscrição gratuita
Dom 28 de Jun
Mali Wellness - corrida, funcional e muito mais
Arena Mali

(R. Alceu Amoroso Lima, 838 - Caminho das Árvores)

Garanta seu ingresso
De 19 a 21 Jun
O que tá rolando em Salvador: de 19 a 21 de junho de 2026
Endereços Variados - Consulte
De 11 Jun a 04 Jul
Exposição "ORATÓRIOS – A fé que reza"
Espaço Uno

(Rua da Ordem Terceira, nº 1 - Pelourinho)

Qui 02 de Jul
Festa dos Caboclos - Omo Obá, Orisun e mais
Praça das Artes – Mestre Neguinho do Samba

(Pelourinho)

Garanta seu ingresso
De 11 a 12 Jul
Musical infantil "Bertoldo, o Tubarão que Queria Ser Gente"
CAIXA Cultural Salvador

(Rua Carlos Gomes, 57, Centro)