Carnaval do Ilê Aiyê - confira programação

Publicado em 09.02.2026 às 11h 35 - atualizado em 09.02.2026 às 11h 35

Para celebrar 52 anos desde o seu primeiro desfile carnavalesco pelas ruas de Salvador, o Ilê Aiyê vai transformar a avenida em um verdadeiro portal do tempo, onde passado e presente se encontram ao som dos tambores. No Carnaval de 2026, o primeiro bloco afro do Brasil acompanha o tema “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, conectando Bahia e Rio de Janeiro a partir da memória, da ancestralidade e da luta de povos que sustentam, geração após geração, as bases da identidade brasileira.

A edição de 2026 marca ainda a aguardada estreia do reinado da Deusa do Ébano Carol Xavier, moradora de Sussuarana, e das princesas Sarah Moraes, também de Sussuarana, e Stephanie Ingrid, do Nordeste de Amaralina, que assumem a missão de conduzir o Mais Belo dos Belos na maior festa de rua do mundo.

PROGRAMAÇÃO

O cronograma começa no sábado (14), a partir das 20h, com a tradicional e concorrida cerimônia de saída do bloco no Circuito Mãe Hilda, um dos momentos mais emocionantes e simbólicos do Carnaval do Ilê. O ritual de fé abre caminhos e reúne cânticos de exaltação à ancestralidade e aos orixás, enquanto os sons dos atabaques e tambores ecoam na subida da ladeira do Curuzu. Integram o rito ancestral as bacias de milho, pipoca e pó de pemba, oferecidas para pedir boas energias e mais um Carnaval de sucesso a Oxalá e Obaluaê, além do tradicional espetáculo das pombas brancas, dedicadas a Oxalá.

Após a saída no terreiro Ilê Axé Jitolú, o trio do Ilê Aiyê segue em festa para o Plano Inclinado da Liberdade. De lá, os associados fazem uma pausa até se encontrarem novamente no Corredor da Vitória, onde as fantasias formam um mar de cores e tomam conta das ruas no primeiro desfile no circuito oficial, o Circuito Osmar, às 2h de domingo (15), em direção à Praça Castro Alves.

Na segunda-feira (16), a concentração acontece às 18h, no Corredor da Vitória, com início do desfile às 19h no Circuito Osmar. Movido pelo som inconfundível da Band’Aiyê, o espetáculo ganha corpo em um cortejo que traduz o tema deste ano, com destaque para o trio que se transforma em um altar cênico para a rainha e as princesas recém-eleitas. Já na terça-feira (17), o bloco finaliza a maratona carnavalesca com sua tradicional pipoca, animando mais uma vez o Circuito Osmar a partir das 18h na concentração.

A venda das fantasias é presencial na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com pausa para o almoço. Na semana do Carnaval, o atendimento acontece até 20h. O investimento é de R$1.000 e inclui uma fantasia exclusiva que será a chave de acesso ao bloco durante os dois dias, sábado e segunda. A entrega para os associados começa na próxima quarta-feira (11), a partir das 14h.

BLOCO ERÊ PARA CRIANÇAS – O domingo (15) à tarde estará reservado para a saída do tradicional Bloco Erê, ala infantil do Ilê Aiyê, às 16h. O bloco deve reunir mais de 800 crianças e adolescentes no Circuito Mãe Hilda, no Curuzu, conduzido pela Banda Erê, grupo infantil do Ilê criado em 1992, com o objetivo de educar e empoderar as crianças negras da comunidade, promovendo o orgulho das raízes africanas desde cedo.

Durante o Carnaval, os pequenos seguem o enredo principal do Ilê Aiyê, proporcionando uma experiência cultural rica e inclusiva. A fantasia do Bloco Erê será composta por um conjunto de camisa e short, que serão distribuídos gratuitamente na sede do bloco, no dia do desfile, a partir das 11h. Este ano, os pais e responsáveis também terão direito a uma camisa do bloco e poderão dar apoio na segurança dos pequenos foliões.

Serviço

1º Dia – Sábado – 14/02
Cerimônia de saída do Terreiro Ilê Axé Jitolú (Casa de Mãe Hilda), na ladeira do Curuzu, a partir das 20h
Primeiro desfile: Circuito Mãe Hilda – Terreiro em direção ao Plano Inclinado da Liberdade
Segundo desfile: A partir de 2h da madrugada de domingo (15), saindo do Corredor da Vitória e seguindo pelo Circuito Osmar

Bloco Erê – Domingo – 15/02
Circuito Mãe Hilda (Curuzu)
Concentração às 15h na Ladeira do Curuzu
Saída prevista: 16h

2º Dia – Segunda-feira – 16/02
Circuito Osmar (Campo Grande)
Concentração às 18h no Corredor da Vitória
Saída prevista: 19h

3º Dia – Terça-feira – 17/02
Circuito Osmar (Campo Grande)
Concentração às 18h no Corredor da Vitória
Saída prevista: 19h

Acontecendo perto de você

Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização:

Sáb 10 de Out
JAM no MAM - Eric Assmar e Geleia Solar
Museu de Arte Moderna da Bahia

(Comércio)

Garanta seu ingresso
Seg 12 de Out
Concerto “OSBA em Família”
Teatro Castro Alves

(Largo do Campo Grande)

Garanta seu ingresso
Sex 02 de Out
Inauguração do Centro Cultural Novo Mané Dendê - show de Léo Santana e muito mais
Centro Cultural Novo Mané Dendê

(Subúrbio Ferroviário de Salvador)

Qui 01 de Out
Dia Internacional da Música - confira programação
Endereços Variados - Consulte
De 02 a 04 Out
O que tá rolando em Salvador: 02 a 04 de outubro de 2026
Endereços Variados - Consulte
De 02 a 04 Out
Illy e Moreno Veloso apresentam "No Mar da Bahia"
CAIXA Cultural Salvador

(Carlos Gomes - Centro)

Garanta seu ingresso
De 01 Out a 01 Nov
28ª edição da Salvador Restaurant Week
Endereços Variados - Consulte
Saiba mais
Sex 02 de Out
CineSom celebra The Beatles
Saladearte Cinema do Museu

(Corredor da Vitória)

Garanta seu ingresso
Sáb 03 de Out
Espetáculo “De Férias com Koanza”
Teatro Sesc Casa do comércio

(Av. Tancredo Neves, 1109)

Garanta seu ingresso