Carnaval do Ilê Aiyê - confira programação
Publicado em 09.02.2026 às 11h 35 - atualizado em 09.02.2026 às 11h 35
Para celebrar 52 anos desde o seu primeiro desfile carnavalesco pelas ruas de Salvador, o Ilê Aiyê vai transformar a avenida em um verdadeiro portal do tempo, onde passado e presente se encontram ao som dos tambores. No Carnaval de 2026, o primeiro bloco afro do Brasil acompanha o tema “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, conectando Bahia e Rio de Janeiro a partir da memória, da ancestralidade e da luta de povos que sustentam, geração após geração, as bases da identidade brasileira.
A edição de 2026 marca ainda a aguardada estreia do reinado da Deusa do Ébano Carol Xavier, moradora de Sussuarana, e das princesas Sarah Moraes, também de Sussuarana, e Stephanie Ingrid, do Nordeste de Amaralina, que assumem a missão de conduzir o Mais Belo dos Belos na maior festa de rua do mundo.
PROGRAMAÇÃO
O cronograma começa no sábado (14), a partir das 20h, com a tradicional e concorrida cerimônia de saída do bloco no Circuito Mãe Hilda, um dos momentos mais emocionantes e simbólicos do Carnaval do Ilê. O ritual de fé abre caminhos e reúne cânticos de exaltação à ancestralidade e aos orixás, enquanto os sons dos atabaques e tambores ecoam na subida da ladeira do Curuzu. Integram o rito ancestral as bacias de milho, pipoca e pó de pemba, oferecidas para pedir boas energias e mais um Carnaval de sucesso a Oxalá e Obaluaê, além do tradicional espetáculo das pombas brancas, dedicadas a Oxalá.
Após a saída no terreiro Ilê Axé Jitolú, o trio do Ilê Aiyê segue em festa para o Plano Inclinado da Liberdade. De lá, os associados fazem uma pausa até se encontrarem novamente no Corredor da Vitória, onde as fantasias formam um mar de cores e tomam conta das ruas no primeiro desfile no circuito oficial, o Circuito Osmar, às 2h de domingo (15), em direção à Praça Castro Alves.
Na segunda-feira (16), a concentração acontece às 18h, no Corredor da Vitória, com início do desfile às 19h no Circuito Osmar. Movido pelo som inconfundível da Band’Aiyê, o espetáculo ganha corpo em um cortejo que traduz o tema deste ano, com destaque para o trio que se transforma em um altar cênico para a rainha e as princesas recém-eleitas. Já na terça-feira (17), o bloco finaliza a maratona carnavalesca com sua tradicional pipoca, animando mais uma vez o Circuito Osmar a partir das 18h na concentração.
A venda das fantasias é presencial na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com pausa para o almoço. Na semana do Carnaval, o atendimento acontece até 20h. O investimento é de R$1.000 e inclui uma fantasia exclusiva que será a chave de acesso ao bloco durante os dois dias, sábado e segunda. A entrega para os associados começa na próxima quarta-feira (11), a partir das 14h.
BLOCO ERÊ PARA CRIANÇAS – O domingo (15) à tarde estará reservado para a saída do tradicional Bloco Erê, ala infantil do Ilê Aiyê, às 16h. O bloco deve reunir mais de 800 crianças e adolescentes no Circuito Mãe Hilda, no Curuzu, conduzido pela Banda Erê, grupo infantil do Ilê criado em 1992, com o objetivo de educar e empoderar as crianças negras da comunidade, promovendo o orgulho das raízes africanas desde cedo.
Durante o Carnaval, os pequenos seguem o enredo principal do Ilê Aiyê, proporcionando uma experiência cultural rica e inclusiva. A fantasia do Bloco Erê será composta por um conjunto de camisa e short, que serão distribuídos gratuitamente na sede do bloco, no dia do desfile, a partir das 11h. Este ano, os pais e responsáveis também terão direito a uma camisa do bloco e poderão dar apoio na segurança dos pequenos foliões.
Serviço
1º Dia – Sábado – 14/02
Cerimônia de saída do Terreiro Ilê Axé Jitolú (Casa de Mãe Hilda), na ladeira do Curuzu, a partir das 20h
Primeiro desfile: Circuito Mãe Hilda – Terreiro em direção ao Plano Inclinado da Liberdade
Segundo desfile: A partir de 2h da madrugada de domingo (15), saindo do Corredor da Vitória e seguindo pelo Circuito Osmar
Bloco Erê – Domingo – 15/02
Circuito Mãe Hilda (Curuzu)
Concentração às 15h na Ladeira do Curuzu
Saída prevista: 16h
2º Dia – Segunda-feira – 16/02
Circuito Osmar (Campo Grande)
Concentração às 18h no Corredor da Vitória
Saída prevista: 19h
3º Dia – Terça-feira – 17/02
Circuito Osmar (Campo Grande)
Concentração às 18h no Corredor da Vitória
Saída prevista: 19h
Acontecendo perto de você
Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização: