Festival Paisagem Sonora - Seminários, shows e mais

Casa Rosa
Agenda

É de graça: 7ª edição reverencia vida e obra de Alberto Pitta

De sexta (05) a domingo (07), Salvador recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Paisagem Sonora. Promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o festival prepara três dias de arte, educação e cultura, com uma programação com seminários, lançamentos de livros e shows. O evento é gratuito e será realizado entre 05 e 07 de dezembro, na Casa Rosa, no Rio Vermelho.

Nascido no território do Recôncavo, o programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFRB, com apoio da SECADI/MEC, Fundação Cultural Palmares e Ministério da Cultura, e se estrutura em torno do reconhecimento da música como linguagem de resistência, memória e criação coletiva, articulando ações que integram arte, educação e justiça social.

Mais do que um evento ou projeto, o Paisagem Sonora é uma política pública de extensão universitária que articula pesquisa, cultura, educação e ancestralidade, transformando os sons do presente em potência de futuro. A cada ano, um artista da cultura baiana é escolhido como ponto de partida para pesquisa, criação de um livro e realização do festival. Em 2025, a vida e obra do artista plástico, carnavalesco, designer e serígrafo Alberto Pitta é quem guia da 7ª edição.

Livros produzidos pelo Selo Editorial Anjo Negro, vinculado ao Festival, serão lançados na sexta-feira (05). Dentre as obras estão: “Alberto Pitta: FúnFún DúDú”; “Nações do Candomblé”, de Mateus Aleluia; “Bembé do Mercado: Dossiê de Registro como Patrimônio Cultural do Brasil”; um box com os 21 “Cadernos de Educação do Ilê Aiyê”. No mesmo dia, mas no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro São Gonçalo do Retiro, haverá o lançamento do livro e documentário “Ilê Axé Opô Afonjá -Pedagogia da Ancestralidade: Fé Educação e Liderança no Ilê Axé Opô Afonjá” em homenagem aos 100 anos de Mãe Stella de Oxóssi.

Veja programação:

Durante os três dias, o evento traz seis seminários voltados para debates sobre arte e educação, no Teatro Cambará, na Casa Rosa. Na sexta (05), a programação de seminários abre, às 15h30, com o tema “Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”, com Zara Figueiredo, Secretária da SECADI (MEC). Na sequência, o Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFRB, Danillo Barata, ministra o seminário “Programa Música e Educação para as Organizações da Resistência”.

No sábado (06), Arto Lindsay, Alê Siqueira e Nancy Viegas participam do seminário “Paisagens Sonoras: Processos Criativos e Redes do Comum”, às 14h. Também no sábado, com mediação de Mara Felipe, o tema “Reconfigurações do Carnaval Negro” será debatido por Afrocidade, Alberto Pitta, Rogério Oliveira e Giba Gonçalves, às 15h.

Já no domingo (07), “Museu Itamar Assumpção: Memória, Música e Afrofuturismo” é tema do seminário, às 14h30, com Anelis Assumpção, cantora e filha do artista. Encerrando a programação de seminários, às 15h30, o cantor e compositor Lazzo Matumbi fala, no “Seminário Clube da Radiola”, sobre o álbum “Atrás do Pôr do Sol”, com mediação da pesquisadora e professora da UFRB Tatiana Lima

Com ingressos já esgotados, as apresentações musicais envolvem DJs e bandas, começando com o Cortejo Afro, que convida Arto Lindsay, seguido por Afrocidade, no dia 05. Já no dia 06, é a vez de Afoxé Filhos de Gandhy, ÀTTØØXXÁ e Marcia Castro e Roda de Samba Reggae. No dia 07, encerrando o festival, se apresentam Ilê Aiyê e Lazzo Matumbi, que convida Anelis Assumpção.

A programação completa está disponível no site: https://festivalpaisagemsonora.org/programacao/

Serviço

Data: 05 a 07 de dezembro
Local: Casa Rosa – Rio Vermelho
Entrada gratuita
Mais informações: festivalpaisagemsonora.org
Instagram: @paisagemsonorabahia

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Paisagem Sonora (@paisagemsonorabahia)