Complexo Franciscano do Pelourinho

Publicado em 18.07.2023 às 14h 29 - atualizado em 22.01.2026 às 15h 50

Passeio religioso e cultural

Para conhecer a história e visitar o Pelourinho é fundamental que você visite as igrejas de São Francisco e da Ordem Terceira de São Francisco. Agora, você pode visitar as duas igrejas com um combo promocional de R$ 15.

Erguidos entre os séculos XVII e XVIII, a Igreja e o Convento de São Francisco são classificados como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e tombados pelo IPHAN. Seus azulejos portugueses do século 18 reproduzem o nascimento de São Francisco e estão adornados por talhas de madeira moldadas com ouro em pó e com símbolos do barroco brasileiro: folhas, pelicanos, flores, anjinhos (clique aqui e sabia mais sobre a história do templo).

Já a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco possui fachada em pedra arenito lavada e decorada em altos-relevos e é o único exemplar no Brasil que remete ao barroco espanhol. O projeto é de Gabriel Ribeiro, considerado um dos introdutores do barroco no Brasil. No teto, encontram-se pinturas criadas por Franco Velasco. O local também abriga o único conjunto de azulejaria portuguesa que representa a cidade de Lisboa, em Portugal, antes do terremoto de 1755 (clique aqui e sabia mais sobre a história do templo).

Serviço
Igrejas de São Francisco e da Ordem Terceira de São Francisco
Visitação do espaço completo: Segunda a sábado, das 9h às 17h. Terça e domingo, das 9h às 16h.
Missas apenas na Ordem 1ª: terça e domingo, às 17h.
Visitação: taxa R$15 (combo válido para as duas igrejas)
Mais informações pelo Instagram 

 

Local
Pelourinho

Acontecendo perto de você

Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização:

De 11 Abr a 30 Maio
Projeto Encantárias da Cena - formação para público 55+
Auditório Makota Valdina

(Arquivo Público de Salvador)

Inscrição gratuita
Dom 12 de Abr
OSBA interpreta obras de Mozart, Tchaikovsky e Berg
Santuário Nossa Senhora de Fátima

(Garcia)

De 17 Abr a 07 Jun
Exposição ‘Sem Humanidade'
MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia

(Comércio)

Sáb 09 de Maio
Sollares Sunset - Rooftime e mais
Arena Praiana

(Armação)

Garanta seu ingresso
De 08 a 10 Maio
Espetáculo 'Simples Assim'
Teatro Faresi

(Av. Oceânica, 2717 - Ondina)

Garanta seu ingresso
De 15 a 26 Abr
Espetáculo 'Eu, Zuzu Angel, agora milito'
Teatro Martim Gonçalves

(Canela)

Garanta seu ingresso
Qui 16 de Abr
PRADARRUM apresenta show 'MATRIARCAS'
Cineteatro 2 de Julho

(Federação)

Garanta seu ingresso