10 músicas para relaxar e lembrar de Salvador

Salvar nos favoritos

Composições perfeitas para ficar de boas em casa

A música muitas vezes é companhia e, quando ganha vida, faz refletir e sonhar. Ela desperta sentimentos nas pessoas e se transforma. Música relaxa, e muitas vezes isso é só o que precisamos fazer.

Aqui, reunimos 10 músicas para você relaxar e lembrar de Salvador, enquanto estamos neste momento de isolamento. Uma trilha para fazer coisas simples em casa – ou nada – e deixar a imaginação voar.

Gilsons – Várias Queixas

A banda Gilsons é formada pelo trio José Gil, Francisco Gil e João Gil, filho e netos de Gilberto Gil respectivamente. Com influências da MPB, raízes baianas e uma pitada de swing carioca, a música “Várias Queixas” é uma síntese dessa fórmula musical.

No clipe, o casal vai se entendendo através da dança, enquanto caminham pelo bairro. E se as cenas foram gravadas no Rio de Janeiro, o romance claramente começou na Bahia, mais especificamente em Salvador, em um ensaio do Olodum. Outro tempero para sua imaginação fluir nessa história de amor é a roupa do Bloco Filhos de Ghandy, pendurada no varal, e os colares de contas azuis e brancas.

Agora, diga aí se não deu vontade de conhecer um grande amor aqui em Salvador?! A cidade te espera quando tudo isso passar.

Ivete Sangalo, Maria Bethânia – Muito Obrigado Axé

Axé é uma palavra forte, um resumo do bem, que vai de um coração para outro coração. No candomblé, é a força sagrada de cada orixá. Axé é um desejo que tudo fique bem, é a força interior. Então, hoje, mais que nunca, acredite em seu axé.

Gerônimo – É D’Oxum

A canção “É D’Oxum” foi trilha da minissérie Tenda dos Milagres (1985), inspirada na obra homônima de Jorge Amado e gravada em Salvador e Cachoeira (recôncavo baiano). A trama apresenta a luta do velho ogã Pedro Arcanjo (Nelson Xavier) pela preservação e difusão da cultura negra.

Para quem não sabe, Oxum é um Orixá. O arquétipo é o das mulheres graciosas e elegantes, com paixão pelas joias, perfumes e vestimentas caras; das mulheres que são símbolos do charme e da beleza, voluptuosas e sensuais.

Essa música nos dá a sensação de nostalgia e de calmaria, perfeita para ouvir durante um belo pôr do sol. Porto da Barra, Farol do Humaitá ou Solar do Unhão? Diga aí, onde você sonha estar?

XENIA FRANÇA – Miragem

Assim que a noite cair, apague tudo e acenda apenas o abajur, deixando uma luz indireta. Hora de escolher aquele jantarzinho gostoso em um dos ótimos restaurantes que estão fazendo entregas em casa, ou testar uma receita elaborada enquanto toma um vinho.

A música “Miragem” é uma das composições cheias de influências afrofuturistas que permeiam a produção artística de Xenia França. A cantora baiana foi indicada ao Grammy Latino de 2018 na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo, enquanto uma das faixas compostas por ela, a música “Para que me chamas?”, ficou entre as indicações do Grammy na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa.

BaianaSystem – Sonar

Essa composição, envolvendo BaianaSystem, Curumin e o Novíssimo Edgar, é tranquila e cheia de suingue. Diferente das músicas mais conhecidas do grande público que agitam multidões durante o carnaval de Salvador, “Sonar” é perfeita para aquele dia de ficar fazendo nada na rede, molhando as plantas ou descobrindo novos passatempos em casa.

Vc, O Amor e Eu – Carlinhos Brown (Part. Quésia Luz)

A cantora baiana Quésia Luz participou da primeira edição do reality ”The Voice Brasil” (Rede Globo, 2012), onde começou o contato com o ex-técnico Carlinhos Brown. E, fruto da relação que surgiu no programa, os dois gravaram o clipe da música ”Vc, o Amor e Eu”.

Amor, saudade, verão, romance… música boa para dançar no meio da sala, ou folhear revistas, enquanto deixa o pensamento voar lembrando de bons momentos.

Luedji Luna – Erro

As composições do trabalho de Luedji Luna reúnem diferentes sonoridades como MPB, samba, ritmos africanos, o batuque baiano e o jazz. Uma Salvador contemporânea e ainda assim transcendental.

Riachão, Retrato da Bahia

Clementino Rodrigues, o sambista Riachão, infelizmente nos deixou na madrugada de segunda-feira, dia 30 de março de 2020, aos 98 anos.

O malandro baiano seguiu o estilo do samba irreverente, com composições bem-humoradas, onde falava inspirado no que acontecia no dia-a-dia. “Baiana vendendo alegria” provavelmente é a melhor descrição para o acarajé, não é mesmo? Riachão sempre soube das coisas.

Fióti – Gente Bonita

Aproveita esse clipe para dar um passeio por Salvador. Feira de São Joaquim, Comunidade do Solar do Unhão, Gamboa, Terreiro do Gantois e rua do Comércio são alguns dos lugares que aparecem.

Evandro Fióti é o empresário e produtor do irmão mais velho, Emicida. Fióti pilota, há sete anos, o selo Laboratório Fantasma. A música “Gente Bonita” faz parte do seu trabalho autoral que significa um resgate de um antigo sonho: antes de se tornar empresário, ele sempre quis ser cantor.

Você que está lendo esta matéria já pensou em aproveitar essa fase de isolamento social e tirar algum plano do papel? Tente desacelerar o pensamento com essa música e comece a sonhar novos sonhos, é hora também de se reinventar!

Daniela Mercury – Nobre Vagabundo

Para finalizar a lista, Nobre Vagabundo, essa música doce e apaixonada, faz parte do quarto álbum de estúdio, Feijão com Arroz (1996), de Daniela Mercury. Até aí, nenhuma novidade. Mas, você sabia que é uma canção composta por um roqueiro conhecido por ser explosivo em atitude rock, cuspindo suas músicas ácidas no seu estilo punk?

Sim! Um dos hits na voz de Daniela, este samba reggae romântico é do cantor, compositor, músico e agitador cultural, Márcio Mello. Como ele já disse em várias entrevistas, a frase “Sou ariano torto, vivo de amor profundo”, que está na letra desta música, é uma definição autobiográfica. E, diga aí você: já pensou em abrir seu coração para alguém durante essa quarentena? Estamos todos precisando de carinho. Talvez essa seja a hora.

Por Fernanda Slama
Coordenadora de conteúdo

Foto de capa: Tércio Campelo para o Blue Praia Bar. Rio Vermelho, Salvador, Bahia.



Experiências em Salvador

Agenda

03
dez
04
dez
05
dez
07
dez
08
dez
09
dez
10
dez
Ver mais em Agenda