Selo Verificado! e Selo Safe Travels​

Blog
Banner - Selo Verificado! e Selo Safe Travels​
Foto: Uiler Costa

Selo atesta medidas contra Covid-19 em estabelecimentos turísticos

Mundialmente, o setor de turismo tem se movimentado na adoção de medidas de prevenção ao contágio da Covid-19. Essas recomendações se alinham às diretrizes do selo Safe Travels (Viagens Seguras), criado pelo WTTC (World Travel & Tourism Council), que definiu um conjunto de protocolos a serem cumpridos por empresas, cidades e países para tornar as viagens mais seguras enquanto não há uma imunização completa da sociedade para a Covid-19. Salvador, inclusive, foi a primeira cidade do Brasil a receber o selo Safe Travels do WTTC.

Esses protocolos foram elaborados seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e com a colaboração de diversas entidades, além de mais de 200 grandes empresas ligadas ao setor turístico. Negócios como hotéis, restaurantes, companhias aéreas, operadores de tours, lojas, transportes e aeroportos podem conseguir o selo caso comprovem o cumprimento das regras do WTTC.

Adepta à iniciativa do selo Safe Travels, a prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), desenvolveu o Selo Verificado!, oferecendo às empresas do setor, parâmetros de avaliação para saber se estão adotando medidas que ofereçam maior segurança à prevenção de contágio da covid19. Feita a avaliação, cumprindo-se os protocolos, o estabelecimento recebe o Selo Verificado! evidenciando para os clientes e a sociedade de uma forma geral, que aquele local adota medidas que previnem a propagação do SARS covid19 (coronavírus) e outras infecções.

O Selo Verificado! teve seus protocolos desenvolvidos com base em referências nacionais e internacionais e de forma articulada com representantes do segmento turístico, entre os quais estão bares, restaurantes, hotéis, agências de turismo, meios de transporte, espaços culturais e centros de convenções.

O Selo Verificado! funciona como uma validação de que o ambiente segue os protocolos sanitários e de higienização necessários e apresenta condições favoráveis à prevenção de contágio da covid19. Reconhecendo a qualidade técnica dos protocolos de Salvador, a WTTC firmou parceria com a Secult outorgando, de forma automática, o Selo Safe Travels aos estabelecimentos que obtenham o Selo Verificado!. A ideia é que ele esteja em pelo menos 600 estabelecimentos turísticos, dos segmentos de meios de hospedagem, agências, transportadoras, centro de convenções, bares e restaurantes.

Diferente de outros selos relacionados a este tema, onde os interessados se auto declaram cumpridores dos protocolos estabelecidos (ou seja, não há um processo de verificação efetiva por parte de quem concede o selo) o Selo Verificado!só é concedido aos estabelecimentos que são auditados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), referência nacional e internacional em processos de auditoria . Após comprovada a adoção dos protocolos, os estabelecimentos recebem os selos, cuja validade é de um ano. Saiba mais no site www.seloverificado.salvador.ba.gov.br.

Conheça aqui a lista dos estabelecimentos em Salvador que já têm estes selos.

Procure os selos nas empresas turísticas de Salvador

Não é à toa que a capital baiana está, novamente, entre os destinos mais procurados do Brasil! Estes selos são uma iniciativa para valorizar as empresas que seguem à risca os protocolos de segurança.
Além do selo, os clientes poderão avaliar o cumprimento das medidas de segurança, bem como criticar, denunciar ou sugerir melhorias na adoção dos protocolos pelos estabelecimentos frequentados, através do Fale Conosco.