Selo Verificado! e Selo Safe Travels​

Salvar nos favoritos

Selo atesta medidas contra Covid-19 em estabelecimentos turísticos

Mundialmente, o setor de turismo tem se movimentado na adoção de medidas de prevenção ao contágio da Covid-19. Essas recomendações se alinham às diretrizes do selo Safe Travels (Viagens Seguras), criado pelo WTTC (World Travel & Tourism Council), que definiu um conjunto de protocolos a serem cumpridos por empresas, cidades e países para tornar as viagens mais seguras enquanto não há uma imunização completa da sociedade para a Covid-19. Salvador, inclusive, foi a primeira cidade do Brasil a receber o selo Safe Travels do WTTC.

Esses protocolos foram elaborados seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e com a colaboração de diversas entidades, além de mais de 200 grandes empresas ligadas ao setor turístico. Negócios como hotéis, restaurantes, companhias aéreas, operadores de tours, lojas, transportes e aeroportos podem conseguir o selo caso comprovem o cumprimento das regras do WTTC.

Adepta à iniciativa do selo Safe Travels, a prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), desenvolveu o Selo Verificado!, oferecendo às empresas do setor, parâmetros de avaliação para saber se estão adotando medidas que ofereçam maior segurança à prevenção de contágio da covid19. Feita a avaliação, cumprindo-se os protocolos, o estabelecimento recebe o Selo Verificado! evidenciando para os clientes e a sociedade de uma forma geral, que aquele local adota medidas que previnem a propagação do SARS covid19 (coronavírus) e outras infecções.

O Selo Verificado! teve seus protocolos desenvolvidos com base em referências nacionais e internacionais e de forma articulada com representantes do segmento turístico, entre os quais estão bares, restaurantes, hotéis, agências de turismo, meios de transporte, espaços culturais e centros de convenções.

O Selo Verificado! funciona como uma validação de que o ambiente segue os protocolos sanitários e de higienização necessários e apresenta condições favoráveis à prevenção de contágio da covid19. Reconhecendo a qualidade técnica dos protocolos de Salvador, a WTTC firmou parceria com a Secult outorgando, de forma automática, o Selo Safe Travels aos estabelecimentos que obtenham o Selo Verificado!. A ideia é que ele esteja em pelo menos 600 estabelecimentos turísticos, dos segmentos de meios de hospedagem, agências, transportadoras, centro de convenções, bares e restaurantes.

Diferente de outros selos relacionados a este tema, onde os interessados se auto declaram cumpridores dos protocolos estabelecidos (ou seja, não há um processo de verificação efetiva por parte de quem concede o selo) o Selo Verificado!só é concedido aos estabelecimentos que são auditados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), referência nacional e internacional em processos de auditoria . Após comprovada a adoção dos protocolos, os estabelecimentos recebem os selos, cuja validade é de um ano. Saiba mais no site www.seloverificado.salvador.ba.gov.br.

Conheça aqui a lista dos estabelecimentos em Salvador que já têm estes selos.

Procure os selos nas empresas turísticas de Salvador

Não é à toa que a capital baiana está, novamente, entre os destinos mais procurados do Brasil! Estes selos são uma iniciativa para valorizar as empresas que seguem à risca os protocolos de segurança.
Além do selo, os clientes poderão avaliar o cumprimento das medidas de segurança, bem como criticar, denunciar ou sugerir melhorias na adoção dos protocolos pelos estabelecimentos frequentados, através do Fale Conosco.



Experiências em Salvador

Agenda

21
jun
22
jun
23
jun
24
jun
25
jun
26
jun
Ver mais em Agenda