Galeria Mercado. Comércio. Salvador Bahia. Foto divulgação.
Galeria Mercado. Comércio. Salvador Bahia. Foto divulgação.

Salvador 477 anos: Casa das Histórias e Galeria Mercado com programação educativa gratuita

Publicado em 11.03.2026 às 13h 16 - atualizado em 11.03.2026 às 14h 10

História e Cultura

Oficinas, experiências artísticas e atividades formativas convidam o público a explorar memórias e narrativas da primeira capital do Brasil

O aniversário de 477 anos de Salvador, celebrado em 29 de março, inspira a programação educativa da Casa das Histórias de Salvador (CHS) e da Galeria Mercado (GM) ao longo deste mês. A agenda reúne atividades gratuitas que exploram memória, arte e território por meio de oficinas, encontros formativos, experiências imersivas e atividades artísticas gratuitas e abertas ao público geral.

O destaque da programação acontece justamente no dia 29 de março, quando será realizada uma oficina de pintura voltada ao público infantil, conduzida pela artista visual Thaís Medeiros. A atividade convida as crianças a resgatarem memórias afetivas da cidade, explorando técnicas de desenho e pintura para representar lugares e experiências ligados a Salvador.

Antes disso, a agenda começa no dia 14 de março com uma atividade circense conduzida pela atriz e arte-educadora Ingrid Lago e pelo artista circense Felipe Campelo. A oficina propõe práticas como malabares, equilibrismo, expressão corporal e jogos teatrais, estimulando coordenação motora, criatividade e trabalho coletivo.

Nos dias 21 e 22 de março, acontece o Projeto Sòró – Workshop de Contação de Histórias, ministrado pelo professor e contador de histórias Rafael Morais. A atividade apresenta caminhos para criação e narração de histórias a partir da memória e da tradição oral, incentivando os participantes a desenvolverem suas próprias narrativas.

Entre os dias 25 e 29 de março, a Casa das Histórias recebe a ativação Educar com memória: Intervenção visual com imagens do arquivo, atividade que apresenta fotografias, mapas, iconografias e manuscritos do acervo documental da cidade. A experiência visual é assinada pelo artista visual Leonardo Coutinho, que utiliza recursos de videomapping e arte digital para criar uma narrativa sensorial sobre as transformações urbanas e sociais de Salvador.

A programação inclui ainda a leitura dramática da peça “Aleluia”, interpretada pelo ator Frank Menezes (25/03), e o Rolezinho – A História Passa por Aqui (28/03), passeio guiado pelo bairro do Comércio conduzido pela historiadora Marcele Moreira, que propõe um olhar sobre as histórias e transformações do território onde estão localizados os equipamentos culturais.

Encerrando a agenda, no dia 31 de março, o artista, pesquisador e professor Tiganá Santana conduz uma aula aberta seguida de visita mediada à exposição Floresta dos Infinitos, promovendo reflexões sobre os temas presentes na mostra da qual Santana assina a curadoria ao lado de Ayrson Heráclito, Marcelo Campos e Thaís Darzé.

As inscrições e mais informações sobre a programação completa do Programa Educativo estão disponíveis nos perfis oficiais da Casa das Histórias de Salvador e da Galeria Mercado no Instagram.

Agenda – Março na Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado

Atividade Circense com Ingrid Lago e Felipe Campelo

Data: 14 de março

Horário: 10h às 12h

Local: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado

Projeto Sòró – Workshop de Contação de Histórias com Rafael Morais

Datas: 21 e 22 de março

Horário: 9h às 17h (21/03) e 9h às 13h (22/03)

Local: Casa das Histórias de Salvador

Ativação – Educar com Memória: Intervenção visual com imagens do Arquivo Público de Salvador e experiência visual assinada por Leonardo Coutinho

Datas: 25 a 29 de março

Horário: Ter a sab, das 9h às 17h e dom e feriados, das 10h às 17h – entrada sempre até às 16h

Local: Sala imersiva da Casa das Histórias de Salvador

Encantarias da Cena – Leitura Dramática com Frank Menezes

Data: 25 de março

Horário: 14h

Local: Casa das Histórias de Salvador

Rolezinho | A História Passa por Aqui com Marcelle Moreira

Data: 28 de março

Horário: 9h30

Local: Bairro do Comércio – entorno da Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado

Aniversário de Salvador – Oficina de Pintura (Público Infantil) com Thais Medeiros

Data: 29 de março

Horário: 10h30 às 12h30

Local: Casa das Histórias de Salvador

Laboratório de Mediação e Práticas Culturais com Pablo Lemos

Data: 31 de março e 02 de abril

Horário: 9h a 17h

Local: Casa das Histórias de Salvador

Aula Aberta com Tiganá Santana – Exposição Floresta dos Infinitos

Data: 31 de março

Horário: 14h

Local: Casa das Histórias de Salvador

SERVIÇO

Casa das Histórias de Salvador
Terça a sábado, das 9h às 17h (entrada até às 16h) e aos domingos e feriados, acesso de 10h às 17h (entrada até às 16h)

Endereço: Rua da Bélgica, s/n, Comércio

Galeria Mercado
Terça a sábado, das 9h às 17h (entrada até às 16h30) e aos domingos e feriados, acesso de 10h às 14h (entrada até às 13h30)

Endereço: Subsolo do Mercado Modelo – Praça Maria Felipa, s/n – Comércio