Programação

fique por dentro

Totalmente gratuito no Quarteirão das Artes - Barroquinha

Investidores nacionais e internacionais, grandes nomes do afroempreendedorismo e muita disposição para fortalecer a economia criativa negra que se faz presente em Salvador.

Venha aproveitar!

Filtro de Categorias
Filtro de Data

quarta-feira

de novembro

Painéis
9h
ABERTURA DO FESTIVAL SALVADOR CAPITAL AFRO
Espaço Cultural da Barroquinha

O Ato de Abertura da segunda edição do Festival Salvador Capital Afro reunirá autoridades e convida a cidade a participar das ações de fortalecimento da Cultura e da Economia Criativa preta local, estimulando o desenvolvimento dos negócios e talentos negros soteropolitanos e dando protagonismo à cidade no segmento do Afroturismo.

Participantes: Prefeito Bruno Reis, vice-prefeita Ana Paula Matos, secretários Pedro Tourinho (SECULT), Ivete Sacramento (SEMUR) e Mila Paes (SEMDEC) e diretora Maylla Pita (SECULT).

Abertura com Egbomi Cici de Oxalá e apresentação musical de Márcia Short.

Oficinas
das 09h às 12h e das 14h às 17h
MENTORIA DE AUDIOVISUAL
Café Teatro Nilda Spencer

A Mentoria de Projetos Audiovisuais é uma atividade construída em parceria com o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil – Fianb e os  Estúdios Globo, voltada para profissionais criativos soteropolitanos que tenham curtas e telefilmes (documentais e de ficção) em desenvolvimento, oferecendo consultorias para aprimoramento das ideias. Inscrições até 16.11.

Mentores:

Kariny Martins – Roteirista dos Estúdios Globo e liderança do FIANB
Paulo Ferreira –  Especialista em conteúdo dramaturgia
Raphaela Leite –  Consultora em dramaturgia

Painéis
9h
TALK AFROTURISMO EM DADOS
Espaço Cultural da Barroquinha

Divulgação de dados do Observatório do Turismo sobre o mercado de Afroturismo, através da pesquisa internacional The Black Traveler Report (MMGY Global), que fala sobre comportamento, hábitos e desejos do viajante negro (EUA, França, UK, Canadá e Irlanda). A ideia é mostrar o potencial do Afroturismo e como Salvador pode se tornar um grande destino neste segmento.

Participantes:
Antônio Pita (Diáspora.black)
Simone Costa (Coordenadora do Núcleo de Ações Turísticas do PRODETUR Salvador)

Painéis
9h30
PAINEL AFROTURISMO: TROCA DE EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS
Espaço Cultural da Barroquinha

Debate sobre experiências afrocentradas que valorizam a história e a cultura preta em todo o mundo. Os participantes compartilharão experiências de posicionamento, criação de produtos e projeções que inspirem o potencial de Salvador no segmento.

Participantes:
Bia Moremi – Fundadora da Brafrika Viagens (Brasil/África do Sul)
John Yaw Agbeko – Diretor Chefe do Ministério do Turismo, Artes e Cultura (Gana)
Kim Osborne – Secretária Executiva da OEA (Estados Unidos)
Mediação: Tânia Neres – Coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da EMBRATUR

Painéis
9h30
PAINEL ARTE QUE CIRCULA
Espaço Cultural da Barroquinha

O painel recebe iniciativas de circulação e intercâmbio para compartilhamento de experiências, informações e orientações para cruzar fronteiras. A atividade coloca em debate os desafios e caminhos possíveis para viabilizar e ampliar a circulação de trabalhos artísticos em diferentes países.

Participantes:
Evandro Fióti – Laboratório Fantasma (São Paulo)
Juci Reis – Programa Flotar (México)
Fabio Arboleda | Zathélite – Negro Fest (Colômbia)
Ismael Fagundes – AFROPUNK (Salvador)
Mediação: Chicco Assis – Diretor da Fundação Gregório de Mattos

Oficinas
das 9h às 18h
OFICINA PARA ARTISTAS VISUAIS - GESTÃO CULTURAL ORGÂNICA
SALA HARILDO DÉDA - ESPAÇO BOCA DE BRASA CENTRO

De natureza teórico-prática, a oficina fornecerá ferramentas para o desenvolvimento de ações focadas em circuitos colaborativos, que permitem a construção de ideias sobre o mercado criativo contemporâneo. O tema central do curso é a gestão cultural orgânica que pode ser associada ao circuito colaborativo, ou seja, à capacidade de gestores, artistas e criadores de promover estratégias e manter ativo o mercado de arte e cultura. Uma de suas características é a autogestão, que se refere às relações associativas entre agentes de diferentes áreas para atuar como reguladores na construção de um projeto. Inscreva-se.

Ministrante: Juci Reis – Programa Flotar (México)

Oficinas
das 9h às 12h
OFICINA DE AFROTURISMO - LETRAMENTO RACIAL E HISTÓRIA NEGRA
Café Teatro Nilda Spencer

Voltada para guias de turismo da cidade, através de uma vivência interativa, a oficina vai abordar pontos importantes do letramento racial e como esses profissionais são agentes importantes no compartilhamento da história negra de Salvador para os visitantes. Os participantes serão estimulados a apresentar um mini-roteiro de algum local de Salvador com viés afrocentrado. Inscreva-se.

Ministrante: Carina Santos (Afrotrip)

Oficinas
das 9h às 12h
OFICINA IMPACTO E DESAFIOS NA ERA DIGITAL: O PAPEL DOS CRIADORES DE CONTEÚDO NAS ESTRATÉGIAS DAS MARCAS
Café Teatro Nilda Spencer

A oficina apresentará um breve histórico do marketing de influência e a ascensão do criador de conteúdo, passando pelas características que definem o profissional do segmento, parcerias estratégicas entre marcas e criadores, a distinção entre quantidade de seguidores e qualidade de engajamento, dentre outras questões inerentes. Inscreva-se.

Ministrante: Leticia Sotero – Asminas Conteúdo Digital

Oficinas
das 9h às 12h
OFICINA CONSTRUINDO CANDIDATURAS FORTES PARA EDITAIS FINANCIADOS POR BANCOS INTERNACIONAIS
SALA HARILDO DÉDA - ESPAÇO BOCA DE BRASA CENTRO

Formação voltada para profissionais negres que se interessem em participar de licitações financiadas por bancos internacionais. Os participantes terão a oportunidade de entender as modalidades e etapas das licitações, pré-requisitos e pontos de atenção, além de estratégias que os proponentes devem adotar para tornarem suas candidaturas mais fortes.  Pensada para democratizar o conhecimento sobre participação em editais, estimulando o aumento de proponentes negros e ampliando a diversidade racial de empresários atuantes nos projetos financiados por bancos internacionais. Inscreva-se.

Ministrantes:
Higor Gomes Associado Sênior de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID
Diogo Guanabara – Consultor na área de Aquisições e Contratos do PRODETUR Salvador.

Painéis
10h30
PAINEL COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO E COMBATE AO RACISMO
Espaço Cultural da Barroquinha

Encontro entre autoridades dos Estados Unidos, Colômbia, Gana e Brasil, a fim de estabelecer caminhos possíveis para cooperação entre os países para o desenvolvimento econômico da população negra.

Participantes:
Abena Busia – Embaixadora de Gana no Brasil (Gana)
Helena Oliveira – Chefe do Escritório da UNICEF na Bahia (Brasil)
James Colimon – Diretor Adjunto dos Assuntos Globais e Protocolo da Prefeitura de Boston (Estados Unidos)
Paula Moreno – Fundadora e presidente da Fundação Manos Visibles (Colômbia)
Mediação: Ana Paula Matos – vice-prefeita de Salvador

Rodadas
das 10h às 17h
RODADAS DE NEGÓCIOS DE ARTES VISUAIS
SALA NELSON MALEIRO - ESPAÇO BOCA DE BRASA CENTRO

Artistas soteropolitanos vão apresentar seus trabalhos, ampliar a rede de relacionamentos e fechar parcerias e negócios, através de encontros presenciais com players nacionais e internacionais do segmento, como curadores, galeristas e representantes de instituições culturais. Realizada através de uma collab entre o Festival Salvador Capital Afro e a empresa AfrontArt – Quilombo Digital de Artes, representada por Luana Kayodê e Raína Biriba. *As Rodadas são fechadas para projetos pré-selecionados.

Rodadas
das 10h às 17h
RODADAS DE NEGÓCIOS DE AFROTURISMO
SALA NELSON MALEIRO - ESPAÇO BOCA DE BRASA CENTRO

Oportunidade para empreendimentos e produtos do segmento do Afroturismo ampliarem as conexões e a visibilidade de suas iniciativas, através de encontros presenciais com players nacionais e internacionais do setor turístico, como agências e operadoras de turismo. Realizada em collab entre o Festival Salvador Capital Afro e a empresa Diaspora.black, representada pelo articulador Antonio Pita, além da articuladora Tânia Neres. *As Rodadas são fechadas para projetos pré-selecionados.

Carregando