Ajeum da Diáspora

Salvar nos favoritos

Um projeto gastronômico e cultural que remonta sabores da culinária afro-brasileira

O Ajeum da Diáspora é um projeto gastronômico e cultural que tem como objetivo valorizar a culinária afro-brasileira. O Ajeum é uma oportunidade de reunir pessoas interessadas em saborear iguarias de nossa vasta culinária, sempre contando com um toque de criatividade e originalidade.

O projeto, idealizado por Angélica Moreira em 2013, funciona regularmente na própria casa da cozinheira e anfitriã. O diversificado cardápio é repleto de receitas carregadas dos sabores trazidos da África. Outro ponto forte do projeto, destacado por todos que o conhecem, é a proposta de compartilhar, herdada da ancestralidade africana e aplicada na mesa do Ajeum.

O Ajeum da Diáspora fica no bairro do Tororó, no Centro de Salvador. O restaurante é frequentado por soteropolitanos e turistas. Os pratos são bem variados, como: Arroz de Hauçá; Efó com Peixe; Jambalaya; Yassa de frango; Arroz Jollof; Maniçoba e outros.

Conheça mais desta história

A ideia da primeira edição foi fazer uma ressaca de carnaval com boa comida e amigos. Hoje, recebe até vinte comensais, somente aos domingos, para uma refeição de inspiração africana. As gamelas nas quais são servidos os pratos principais trazem a possibilidade de conhecer novas pessoas e trocar ideias.

A equipe do Ajeum da Diáspora também trabalha com eventos previamente agendados para grupos fechados, além de estar aberta para convites e serviços em outros espaços que dialoguem com os princípios e o conceito do projeto.

Caminhando com tradição e inovação de mãos dadas, o Ajeum da Diáspora vai conquistando seu espaço nas agendas de pessoas que estão dispostas a experimentar propostas interessantes, diferentes e criativas, além de comer e beber bem.

Angélica Moreia

Angélica Moreira, mulher negra baiana, mãe e pedagoga é a idealizadora do Ajeum da Diáspora. Tem 62 anos e nunca frequentou nenhuma escola de gastronomia. Aprendeu a cozinhar com as mais velhas de sua família, que eram mestras nessa arte.

“Cozinhar faz parte da minha vida. Mãe de três filhas, sempre cozinhei. Venho de uma família de mulheres que tinha o ofício de cozinheira como sobrevivência”, conta Angélica

Com seu projeto, o “Ajeum da Diáspora, uma etnogastronomia afrodiásporica”, Angélica já realizou e participou de inúmeros eventos em Salvador e outros estados brasileiros, como Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, além de ter levado sua culinária ao México, em 2019. Entre oficinas, coquetéis e jantares, já recebeu personalidades como a escritora Conceição Evaristo, a ativista Angela Davis, o chef internacional Roblé Ali e a atriz Camila Pitanga.

Desenvolveu o projeto “Saboreando Histórias”, no qual une gastronomia e literatura negra, em aulas online, que já contaram com a presença de Lázaro Ramos e Ana Maria Gonçalves. Angélica ainda é autora do livro “Memórias da Cozinha Ancestral”, lançado em 2021. Ela também é ajoiê de Oxum, no Ilê Axé Opô Afonjá.

Serviço

Ajeum da Diáspora
Evento gastronômico-cultural
Instagram: @ajeumdadiaspora
Endereço: Rua Amparo do Tororó, 157, Tororó. Próximo ao Buffet Caravelle
Funcionamento: domingos, a partir das 13h
Preço: R$ 50,00 (por pessoa)
Contatos: Daza Moreira (71) 99160-8933/ 99127 1595/ ajeumdiaspora@gmail.com

Restaurante Ajeum da Diaspora. Tororó Salvador Bahia. Foto Safira Moreira

1
2
2
Seu bolso
Localização
R. Amparo do Tororó, 157 - Tororo, Salvador - BA, 40050-100

Outras experiências

Agenda

27
nov
28
nov
29
nov
30
nov
01
dez
02
dez
03
dez
04
dez
Ver mais em Agenda