Virada Sustentável - Formação & Conhecimento

Diversos
Gratuito
Agenda
Foto - Oficina de Incensos - Divulgação - Salvador Bahia

Virada Sustentável tem diversidade de oficinas, palestras e painéis 

Com o tema O Centro Pulsa – a vida em movimentos, a Virada Sustentável – o maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina – será realizada dias 08, 09 e 10 de novembro, ocupando mais de 50 espaços de Salvador com mais 300 atividades, retomando o processo histórico, criativo e sociocultural de fundação da primeira capital do Brasil.

A edição especial dos Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, projeto idealizado e conduzido pela doutoranda em literatura e Cultura, Dayse Sacramento, acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, na Sala Principal do Teatro Vila Velha (Campo Grande). A programação conta com recital poético, yoga e meditação, oficinas de percussão, escrita e grafite, rodas de conversa e lançamento literário coletivo, com autoras negras. A Banda Didá – primeira banda de samba-reggae composta exclusivamente por mulheres negras – faz o show de encerramento da noite de abertura, dia 8, das 19h às 21h15 e dia 09, das 08h às 19h.

Um dos assuntos mais comentados, o painel para debater os tabus e realidades da medicina canábica, acontece no domingo, dia 10, no Wish Hotel da Bahia, Campo Grande. A atividade é organizada pela Associação de Apoio ao Tratamento com Canabinoides (AATAMED) e Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (@aatamed e @abraceesperanca). Estará presente Cassiano Teixeira, diretor e fundador da Abrace Esperança, única instituição que tem autorização para cultivar maconha medicinal no Brasil e que atende mais de 700 pacientes. A ação é aberta ao público e está sujeita a lotação.

A Virada Sustentável conta ainda com uma programação intensa no Nordeste de Amaralina, Cidade Nova, Massaranduba, Liberdade, Jaguaribe, Federação, Garibaldi, além de projetos itinerantes e outros bairros.

Com uma programação inteiramente gratuita, o Festival também contará com palestras sobre práticas sustentáveis cotidianas, um fórum sobre turismo de observação de baleia, e um painel sobre o uso de cannabis medicinal; Mostra Itinerante de Cinemas Negros (MIMB); oficinas de incensos e perfumaria, de grafite, videodança e improvisação teatral; exposições de fotografia e de caretas; e ainda pontos de troca, doação e retirada de livros novos, usados ou restaurados, espalhados pelos principais centros pulsantes do Festival. Foram mais de 570 projetos inscritos via edital e já estão confirmados mais 50 espaços parceiros.

Durante os três dias, serão realizadas ações específicas de descarte de resíduos sólidos, com pontos de coleta seletiva de recicláveis, eletrônicos e rejeitos, em parceria com a LEVE Consultoria Ambiental. Os chamados Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis Eletrônicos – PEV e os Pontos de Descarte de Resíduos (recicláveis e rejeitos) – PDR serão devidamente sinalizados e contarão com suporte de voluntários, orientando o público sobre o correto descarte. A ação incluirá, também, arrecadação de eletrônicos em bom estado, assim como roupas, donativos e alimentos para doação a instituições filantrópicas de Salvador. Já os descartados recicláveis serão encaminhados às cooperativas de reciclagem da cidade.

A programação completa pode ser encontrada em https://www.viradasustentavel.org.br/programacao/virada-sustentavel-salvador-2019.

Evento: Virada Sustentável
Local: Diversos
Data: 8, 9 e 10 de novembro
Horário: Conferir programação
Preço: Gratuito

Você também pode gostar

Nenhum evento encontrado