Live: A dinâmica do espaço urbano de Salvador

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Gratuito
Agenda
Banner - Live: A dinâmica do espaço urbano de Salvador
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Centro, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

Um panorama sobre as transformações espaciais da cidade de Salvador nos seus quase cinco séculos de fundação

SERVIÇO

Live “A dinâmica do espaço urbano de Salvador”
23 de fevereiro, às 17h
Canal www.youtube.com/ighbba
Mais informações: www.ighb.org.br

“A dinâmica do espaço urbano de Salvador” será debatida em live promovida pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, no dia 23 de fevereiro, às 17h (canal youtube.com/ighbba). Farão parte do encontro virtual os professores Adriano Bittencourt Andrade (Ministério da Defesa – CMB) e Paulo Roberto Baqueiro Brandão (Universidade Federal do Oeste da Bahia), com mediação do professor André Nunes (Ifba).

Os especialistas, autores do livro “Geografia de Salvador” (Edufba), farão um panorama sobre as transformações espaciais da cidade de Salvador nos seus quase cinco séculos de fundação.

Adriano Bittencourt Andrade desenvolverá análises focais a partir de dados da pesquisa primária sobre a dinâmica urbana do bairro da Pituba ao longo do século XX e mostrará como que os agentes de produção atuaram naquele espaço que espelha a própria dinâmica urbana da capital baiana no século passado.

Já Paulo Roberto Baqueiro Brandão tratará da construção simbólica e material da cidade turística e de como tal processo pode ser considerado como causa, meio e produto de uma dinâmica territorial específica de determinados bairros de Salvador. Em linhas mais específicas, analisará como a metrópole baiana se constituiu em um dos principais centros receptores de turistas do Brasil considerando que, para tanto, depende não apenas de suas expressivas belezas e de cultura imaterial, mas de uma poderosa retórica do consumo do espaço e em soluções urbanísticas aos moldes das cidades-vitrines, o que resulta na conformação, no interior da cidade, de determinadas dinâmicas territoriais onde o turismo prevalece sobre as demais formas de reprodução social e econômica.

Esta live integra as ações de contrapartida do Mapa Cultural, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Você também pode gostar

Nenhum evento encontrado