Festa Multicultural no Verão do Centro Histórico

Salvador - BA 40026-010
Gratuito
Agenda
Pelourinho Dia e Noite - Circuito Jorge Amado - Dona Flor e Vadinho 01 - Foto Anderson Moreira
Pelourinho Dia e Noite - Circuito Jorge Amado - Gabriela 03 - Foto Anderson Moreira
Pelourinho Dia e Noite - OCSal se apresenta - Popelô 01 - Foto Anderson Moreira
Pelourinho Dia e Noite - OCSal se apresenta - Popelô 01 - Foto Anderson Moreira
Pelourinho Dia e Noite - OCSal se apresenta - Popelô 03 - Foto Anderson Moreira
Pelourinho Dia e Noite - República dos Tambores 02 - Foto Anderson Moreira (1)
Pelourinho Dia e Noite - República dos Tambores 02 - Foto Anderson Moreira (2)
Pelourinho Dia e Noite - Viradão do Samba 02 - Foto Anderson Moreira
Circuito Jorge Amado - Pelourinho Dia e Noite - Foto: Anderson Moreira.
Circuito Jorge Amado - Pelourinho Dia e Noite - Foto: Anderson Moreira

Vai começar a festa multicultural no verão do Centro Histórico. Até fevereiro de 2019, serão realizados 127 eventos artísticos em forma de concertos, teatro musical de rua, desfiles percussivos, rodas de samba e de capoeira e shows intimistas. Todas as atividades serão abertas ao público e gratuitas. O projeto, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico, envolverá mais de 500 profissionais nas ações realizadas.

Na semana de estreia, será promovida uma programação intensa e diversificada para que baianos e turistas possam viver um final de ano repleto de arte no Centro Histórico. A expectativa de público durante os três meses de projeto é de 40 mil pessoas. Entre as atrações do Pelourinho Dia e Noite, estão os ensaios abertos das orquestras do Polo de Orquestras do Pelô (Popelô); shows na Cruz do Pascoal; apresentações de grupos de samba, no Viradão do Samba, e de bandas percussivas, no República dos Tambores; o “Circuito Jorge Amado”, com o Polo de Teatro Itinerante da Bahia (Poti); e rodas de capoeira, no “Capoeira sou Eu”.

“O Pelourinho Dia e Noite faz parte da estratégia da Prefeitura de garantir que a cidade tenha eventos o ano inteiro para atrair um número cada vez maior de turistas, movimentando nossa economia”, afirma o prefeito ACM Neto que ressalta que o projeto reforça a estratégia de requalificação e ocupação do Centro Histórico, marca de sua administração.

A diretora de Gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso, também responsável pela concepção artística do programa, ressalta que o projeto volta para enriquecer a vivência dos turistas que visitam Salvador, mas reafirma também a importância do Pelourinho Dia e Noite para quem mora na cidade.

“O projeto vai incrementar o fluxo de pessoas no Centro Histórico, que serão atraídas pela multiculturalidade da programação, e faz uma convocação aos soteropolitanos para que vivam o Centro Histórico”, ressalta Eliana.

Popelô

As apresentações do Popelô serão realizadas na Catedral Basílica, em igrejas do Centro Histórico e no Cruzeiro do São Francisco, em forma de concertos. Além de também promover ensaios abertos, ambos semanais. Sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, participam das ações a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal); sob regência do próprio Ângelo Rafael, a Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone; e a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas.

Circuito Jorge Amado

O espetáculo de teatro musical de rua “Circuito Jorge Amado” volta a transformar as ruas do Pelourinho, o Cruzeiro do São Francisco e o Terreiro de Jesus em palcos onde os personagens mais notáveis de Jorge Amado ganham vida, criam cenas e fazem a plateia se emocionar. Tudo isso em meio a um verdadeiro carnaval promovido pelo cortejo de amigos que arrastam pelas ruas o caixão de Quincas Berro D’Água.

Nesta edição, o Pelourinho Dia e Noite amplia o conceito do “Circuito Jorge Amado” para transforma-lo no Polo de Teatro Itinerante da Bahia (Poti), e também apresenta uma ação voltada para o segmento da capoeira.

“O Poti representa um desdobramento da ideia inicial gerada com o Circuito Jorge Amado, para que possamos tornar o Centro Histórico uma referência nacional de teatro de rua itinerante, num movimento permanente de novas montagens, também contribuindo para a maior popularidade do teatro produzido na Bahia”, revela Eliana Pedroso.

Com direção de Edvard Passos, o “Circuito Jorge Amado” tem consultoria artística de Eliana Pedroso, trilha sonora de Gerônimo Santana, direção musical de Luciano Bahia, grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições.

A saída do espetáculo, com o “Velório de Quincas Berro D’Água”, será realizado no Largo do Pelourinho, às 19h. A chegada é no “Cabaré da Zazá”, montado na Cantina da Lua.

Capoeira Sou Eu

A ação vai ocupar as ruas do Pelourinho, promover rodas de capoeira, prestigiando esse segmento que é muito atuante no Centro Histórico, ao mesmo tempo oferecendo novos parâmetros de produção.

República dos Tambores

Esta é uma ação de caráter artístico e social, e volta a marcar presença com o circuito itinerante de grupos de percussão, tocando no Largo do Pelourinho, no Cruzeiro do São Francisco, no Terreiro de Jesus e nas ruas e ladeiras do Centro Histórico. Esta edição, vai contar com o grupo do Projeto Axé, além dos grupos Tambores e Cores, Swing do Pelô e Meninos da Rocinha do Pelô.

Viradão do Samba

As rodas de samba deste projeto irão promover em três pontos diferentes – Praça da Sé, Rua das Laranjeiras e Largo do Pelourinho –, encontros onde o samba é o rei absoluto. Os grupos Jota Zô, Samba de Verdade e Bambeia garantem a festa, sempre a partir das 20h.

Shows Intimistas

Estas apresentações serão realizadas na Cruz do Pascoal, no Santo Antônio Além do Carmo, em janeiro e fevereiro de 2019, e colocarão em cena músicos baianos da melhor qualidade.

Programação de dezembro da Festa Multicultural:

Dia 13/12 – quinta-feira

17h – abertura oficial com a presença do prefeito ACM Neto – Catedral Basílica

17h – Popelô – apresentação da Orquestra de Câmara de Salvador – OCSal, sob regência do maestro Ângelo Rafael, na Catedral Basílica.

18h – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos Projeto Axé, Tambores e Cores, Swing do Pelô e Meninos da Rocinha do Pelô.

19h – Circuito Jorge Amado – encenação do espetáculo de teatro musical de rua “Cidade da Bahia”, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus.

20h – Viradão do Samba – rodas de samba na Praça da Sé, Rua das Laranjeiras e Largo do Pelourinho.

Dia 14/12 – sexta-feira

17h – Popelô – apresentação da Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone, na Catedral Basílica.

18h – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos.

19h – Circuito Jorge Amado – encenação do espetáculo de teatro musical de rua “Cidade da Bahia”, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus.

20h – Viradão do Samba – rodas de samba na Praça da Sé, Rua das Laranjeiras e Largo do Pelourinho.

Dia 15/12 – sábado

18h – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos

19h – Circuito Jorge Amado – encenação do espetáculo de teatro musical de rua “Cidade da Bahia”, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus.

20h – Viradão do Samba – rodas de samba na Praça da Sé, Rua das Laranjeiras e Largo do Pelourinho.

Dia 16/12 – domingo

11h – Popelô – apresentação da Orquestra São Salvador , do maestro Fred Dantas, na Catedral Basílica.

12h30 – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos.

Dia 17/12 – segunda-feira

19h – Popelô – – apresentação da Orquestra de Câmara de Salvador – OCSal, acompanhada do Coral Ecumênico, sob regência do maestro Ângelo Rafael, na Catedral Basílica.

Dia 18/12 – terça-feira

17h – Missa Campal da Igreja do Rosário dos Pretos – Largo do Pelourinho – com participação do Coral do Rosário e dos grupos do Viradão do Samba

Dia 20/12 – quinta-feira

17h – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos

Dia 21/12 – sexta-feira

17h – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos

Dia 22/12 – sábado

11h República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos