Exposição Salvador na Linha

Salvar nos favoritos
20/08/2022
Data e horário Local

Sobre o evento

Fotógrafa baiana Marisa Vianna

Uma costura poética  da capital baiana pode ser vista na exposição Salvador na Linha, da fotógrafa baiana Marisa Vianna, na Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos. O acervo é composto por 27 imagens em técnica mista, onde a arte milenar do bordado é aplicada à fotografia impressa em tecido. Em cartaz até o dia 4 de novembro, a exposição tem entrada gratuita e é uma realização da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com produção da Multi Planejamento Cultural e apoio da Objetiva.

As obras bordadas são um convite à contemplação. As fotografias escolhidas fazem parte do acervo de Marisa Vianna, que é autora de registros memoráveis de Salvador e acumula quatro décadas de experiência em documentar a paisagem cultural baiana. Das 27 imagens da mostra, algumas partem de fotos icônicas da sua carreira, outras são inéditas e todas têm em comum o registro de paisagens urbanas alinhavadas com novos contornos e recriadas através de fios de luz e cor. A expografia assinada pelo artista visual Luis Parras ressalta a delicadeza dos fios que tecem a obra da fotógrafa.

Sobre Marisa Vianna
O olhar fotográfico de Marisa Vianna, para além da dimensão estética e artística de sua obra, foca nos testemunhos e memórias que conformam o patrimônio material e imaterial baiano. Em Artesanato da Bahia, publicação autoral, registrou a cultura local e regional através da valorização das tecnologias e modos de fazer “feitos à mão”. Na exposição individual Um obi para a cabeça do mundo, inaugurada na Pinacoteca de São Paulo, a fotógrafa acompanhou rituais da religião de matriz africana, suas gentes, sabedorias e etnicidades, de forma a representar o conforto espiritual da vivência religiosa.

O livro “…vou pra Bahia”: cidade do Salvador em cartões-postais (1898-1930), destaca o interesse de Marisa Vianna pelas festas populares, arquitetura e paisagens urbanas, e revela outra vertente de seu trabalho, o zelo pela salvaguarda e preservação de acervos histórico-iconográficos. Vale ainda registrar que sua obra atravessou o atlântico com a exposição individual Salvador, cidade da Bahia (Salvador, Paris e Roma), lançada também em livro.

 

Serviço

Salvador na Linha
Local: Galeria da Cidade – Teatro Gregório de Mattos
Visitação: 20 de agosto a 04 de novembro de 2022
Horário de funcionamento:
Quarta a sábado, das 13h às 18h
Domingos, das 13h às 18h
Entrada gratuita

 


Preço
Gratuito

Local
Teatro Gregório de Mattos - Praça Castro Alves

Data e horário
De 20/08/2022 até 04/11/2022 - , Qua, Qui, Sex, Sab

Experiências em Salvador