Festival da Primavera - Lazer

Praça da Inglaterra (Comércio), Avenida da França (Comércio)
Gratuito (eventos de lazer e esportivos para assistir)
Agenda

Veja eventos de graça

A partir do dia 21 de setembro, o bairro do Comércio nunca mais será o mesmo. A Prefeitura lança o programa #vemprocentro, que tem como objetivo convocar a população para movimentar o Centro Histórico cidade. O Festival da Primavera inaugura as ações culturais no local.

Para começar as ações será montada uma Feira Criativa nos finais de semana de 21 e 22 e de 28 e 29 de setembro. A feira será montada na Praça da Inglaterra e receberá dezenas de stands gastronômicos, de cultura pop, artesanato, sustentabilidade e bem-estar. E para deixar o público visitante animado, o evento terá saraus, oficinas, jogos infantis, shows e muito mais. Um dos palcos do Festival da Primavera ficará localizado ao lado da feira.

Além desse espaço, os domingos 22 e 28 receberão ações na Avenida da França, que terá parte interditada para receber eventos de lazer. No dia 22, haverá no local um Encontro de Automodelismo. Das 10h às 15h, pessoas de todas as idades poderão fazer demonstrações de seus automodelos na pista permanente que será inaugurada na Avenida da França, para sediar outros eventos de automodelismo na região.

Na Avenida da França também serão realizadas apresentações e exibições de alguns modelos de kart. Ainda no local haverá uma super Exposição de Carros. Haverá, ainda, a Arrancada de Empurra, uma disputa em um espaço fechado onde uma mulher tem de estar ao volante e quatro homens empurrando o veículo com o motor desligado.

Também no dia 22 acontece, na Avenida da França, o Skates Festival, de 9h às 15h. Toda uma estrutura profissional será montada para receber os skatitas de toda a cidade. Haverá circuito com rampas e pistas para as manobras radicais do esporte. Quem estiver no local poderá acompanhar um campeonato, além de fazer aulas de Skate e treinar.

Nos dias 22 e 29, as famílias poderão também participar de Jogos de Salão ao ar livre. Das 9h às 15h haverá, na Avenida da França, jogos de dama, xadrez e futebol de botão. Nas mesmas datas (22 e 29), a criançada será convidada também pra participar do Circuito de Minibikes, das 9h às 16h. Por último, no dia 29, um cinema a céu aberto será montado também na Avenida da França, às 17h30. Mais de 200 pessoas são esperadas para assistir a filmes e comer muita pipoca.

Ainda no dia 22, uma ação de incentivo ao turismo vai acontecer também no Centro Histórico, o Turibike. O evento tem como principal objetivo promover o cicloturismo em nossa cidade e oferecer aos participantes pedal educativo na primeira capital do Brasil. Haverá saídas às 9h, 11h, 14h e 16h.

Com mais um recorde de inscrições, a 3° edição da Maratona de Salvador integra a programação do Festival da Primavera. O evento, que começará por volta das 5h30, terá apresentações musicais por volta das 11h, no Farol da Barra. Além da Maratona, o festival conta também com o Barra Paddle Sup Race – campeonato de Stand Up Paddle e Paddle Board, que será realizado no dia 28, a partir das 7h, na praia do Porto da Barra.

E as ações esportivas não param por aí: o Hero Salvador está indo para sua 3ª edição. Depois da 1ª edição, no Farol da Barra, e a 2ª, no Shopping da Bahia, a próxima chega com a novidade de ocorrer em dois locais diferentes. No dia 28, o desafio será novamente no estacionamento do Shopping da Bahia; no dia 29, a competição será no Jardim dos Namorados, com acesso gratuito para o público expectador.

 Casa do Carnaval
A Casa do Carnaval da Bahia terá entrada gratuita entre os dias 27 a 29 de setembro, das 11h às 18h, durante o Festival da Primavera, evento promovido pela Prefeitura de Salvador. A iniciativa integra as ações do #VemProCentro da gestão municipal que estimula a ocupação do Centro Histórico de Salvador pela população.

Durante o período, visitantes poderão se aprofundar na história do Carnaval de Salvador e da Bahia de forma interativa e gratuita e aproveitar todo o material disposto nos quatro pavimentos do museu, que é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Compondo a história do Carnaval, materiais sobre a fundação do trio elétrico, além de obras importantes para a festa estão exibidos no local, como a influência de Orlando Tapajós, Irmãos Macêdo, Milton Moura, Riachão e Moraes Moreira.

Inaugurado em fevereiro de 2018, a Casa do Carnaval fica localizada no Centro Histórico da cidade, ao lado da Catedral Basílica e atrás da Coelba da Praça da Sé. Nos demais dias, o ingresso para acesso à Casa é disponibilizado por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

A curadoria do projeto é do artista, designer e cenógrafo Gringo Cardia, junto com o professor doutor em Cultura Contemporânea e vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez, um dos maiores especialistas nos estudos sobre festa, e de um amplo grupo de artistas e pesquisadores, como Jonga Cunha e Bete Capinan, que também contribuíram para a criação do espaço.

 

Nome do evento: Festival da Primavera – Lazer
Local: Praça da Inglaterra (Comércio), Avenida da França (Comércio), Casa do Carnaval 
Data: 21, 22, 27, 28 e 29 de setembro
Horário: a partir de 9h
Preço: Gratuito

Você também pode gostar

Nenhum evento encontrado