12ª Edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

R. Gen. Labatut, 27 - Barris, Salvador - BA, 40070-100
Gratuito
Agenda
Mostra Cinema e Direitos Humanos Nunca Me Sonharam Foto: dilvulgação
Mostra Cinema e Direitos Humanos - BETINHO A Esperança Equilibrista
Mostra Cinema e Direitos Humanos - HUMANO

Este ano a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos e este é o tema da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que será realizada nos meses de novembro e dezembro em 26 capitais do país e no Distrito Federal. Com programação gratuita, a Mostra acontece em Salvador de 22 a 27 de novembro, na Sala Walter da Silveira, nos Barris. Ao todo, serão exibidos 40 filmes, divididos em 4 mostras: Temática, Panorama, Mostrinha – dedicada ao público infanto-juvenil- e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves.

Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente. Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras.

A mostra é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e produção local da V&T Grude Produções. Segundo a Diretora de Promoção e Educação em Direitos Humanos do MDH, Juciara Rodrigues, a Mostra promove ações públicas que transcendem governos, por isso já está em sua 12ª edição. “Trata-se de uma revolução silenciosa e maravilhosa. Vai até as pessoas para mostrar a elas a importância de ser cidadão e do respeito ao próximo. Chega até elas levando educação amorosa e libertária, para que possam refletir qual o nosso papel no mundo. É uma forma de lutar e resistir a qualquer tipo de opressão, de objeção em relação ao exercício da nossa cidadania e direitos”, diz Juciara.

Homenageado

Com mais de 70 filmes no cinema, o ator e diretor Milton Gonçalves, homenageado na Mostra este ano, é um dos mais prolíficos artistas do país. Presente nas telas e palcos desde a década de 1950, participou da história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros. Sua versatilidade dramática e seu talento venceram as barreiras que normalmente são impostas aos artistas negros no país.

Serviço

12ª Edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos
Dias: de 22 a 27 de novembro
Local: Sala Walter da Silveira, nos Barris.
Gratuito

 

Você também pode gostar

Nenhum evento encontrado