Festas Populares

Data do eventoVeja a programação

Geral
Programação
Mais informações

A festa em Salvador não para por ai! Um calendário recheado de eventos, festas populares e ensaios pré-carnavalescos agitam ainda mais o verão de Salvador.


Data e horário
Veja a programação

Preço
Festas Populares são gratuitas.

JANEIRO

Festa de Reis
06 de janeiro
Local: Largo da Lapinha

Lavagem do Bonfim
Dia: 17 de janeiro
Local: Caminhada do Comércio até a Igreja do Bonfim.
Festa típica Popular: Comemorado na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O festejo começa em frente à Igreja da Conceição da Praia, onde acontece um Culto Ecumênico. Depois, dá-se início a uma caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Saiba mais neste link.

São Lázaro
Dia: 31 de janeiro
Local: Federação
Devotos de São Roque e São Lázaro e de Omolu, já sabem que todo 16 de agosto (São Roque) e 31 de janeiro (São Lázaro) é dia de prestar homenagens a eles. Esta celebração é uma das tradições compartilhadas nas diversas regiões do Engenho Velho da Federação e Federação. Saiba mais neste link.

“Segunda-Feira Gorda” da Ribeira
Dia: 21 de janeiro
Local: Ribeira

FEVEREIRO

Festa de Yemanjá
Dia: 02 de fevereiro
Local: Rio Vermelho
Desde a madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios que ficam na Casa do Peso no Bairro do Rio Vermelho, a Casa de Iemanjá. Toda a orla é tomada por gente, vendedores de comida baiana e muita música. No final do dia, um cortejo de barcos leva os balaios cheios de flores para alto mar. Emocionante! Saiba mais neste link.

Lavagem de Itapuã
21 de fevereiro
Local: Itapuã

Fuzuê / Pré Carnaval de Salvador
Dia: 23 de fevereiro
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra).
Bandas de chão que arrastam famílias inteiras lembrando o melhor dos antigos carnavais, sempre com muitos grupos culturais, folclóricos e tradicionais.  Ocorre no Circuito Orlando Tapajós: contra-fluxo no circuito Dodô (de Ondina em direção à Barra), entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra. Saiba mais neste link.

Furdunço / Pré Carnaval de Salvador
Dia: 24 de fevereiro
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra)
O segundo dia de pré-carnaval já conta com bandas e grupos artísticos, além de equipamentos eletrônicos como os minitrios. Ocorre no Circuito Orlando Tapajós criando em 2016: contra-fluxo no circuito Dodô (de Ondina em direção à Barra), entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra. Saiba mais neste link.

Pipoco
26 de fevereiro
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra)

MARÇO

Carnaval de Salvador
27 a 05 de março de 2019

DEZEMBRO

Festa de Santa Bárbara
Dia: 04 de dezembro
Local: Largo do Pelourinho
Todo as ladeiras do Pelourinho ficam cobertas de pétalas vermelhas, e o cheiro de alfazema paira no ar. Essa linda Festa para Santa Bárbara é considerada Patrimônio Imaterial da Bahia. A Santa é reconhecida por proteger seus devotos durante as grandes tempestades, conhecida pelos seguidores do Candomblé como Iansã. Saiba mais neste link.

Nossa Senhora da Conceição da Praia
Dia: 08 de dezembro
Local: Bairro do Comércio
Situada no sopé da montanha que liga a cidade Alta à Baixa, está a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a terceira construída no local. No dia 08 de dezembro, tem Festa Típica Popular em homenagem à padroeira da Bahia, sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil. Saiba mais neste link.

Festa de Santa Luzia
Dia: 13 de dezembro
Local: Pilar, no Comércio
Santa Luzia significa portadora da luz ou aquela que serve a Luz. Durante as homenagens, os fiéis formam longas filas para molharem os olhos com a água milagrosa de Santa Luzia. Saiba mais neste link.

Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes
Dia: 31 de dezembro e 1 de janeiro
Local: Cidade Baixa
Duas procissões marítimas: a primeira, no dia 31 de dezembro, faz o percurso Largo da Boa Viagem/Basílica da Conceição da Praia; a segunda, no dia 1º de janeiro – uma das mais populares da cidade – conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos. Saiba mais neste link.

Mídias sociais:

Serviços:

Acessibilidade:

1
1
Localização
Salvador, BA, Brasil

Destaques

Experiências em Salvador

Experiências em Salvador

Agenda

17
Fev
18
Fev
19
Fev
20
Fev
21
Fev
22
Fev
23
Fev
24
Fev
25
Fev
26
Fev
27
Fev
28
Fev
01
Mar
02
Mar
03
Mar
04
Mar
05
Mar
06
Mar
07
Mar
08
Mar
09
Mar
10
Mar
11
Mar
12
Mar
13
Mar
14
Mar
15
Mar
16
Mar
17
Mar
18
Mar
19
Mar
20
Mar
21
Mar
22
Mar
23
Mar
24
Mar
25
Mar
26
Mar
27
Mar
28
Mar
29
Mar
30
Mar
31
Mar
01
Abr
02
Abr
03
Abr
10
Nov
18
Nov
Ver mais em Agenda