Farol da Ponta de Humaitá

Rua Monte Serrate, 56 - Monte Serrat, Salvador - BA, Brasil
História e Cultura
Farol Ponta do Humaita. Foto: Fábio Marconi

Viva o Pôr do Sol!

Um Farol para uma bela foto, e um bom romance

Não é à toa que o Farol da Ponta de Humaitá é chamado de Farol dos Namorados. São vários os casais que começam seus relacionamentos por lá. Deve ser pela excelência da vista ou os tons mornos da paleta de cores de quando o sol se põe, mas há quem diga que a culpa é da balaustrada! Duvida? Então saiba que ela é única na cidade: além de proteger do mar, também é um banco para quem quiser sentar. Aí, você vai se aconchegando, vai ficando confortável e a conversa acaba fluindo, e daí pra lá é contigo, pai!

O Farol é para sinalizar um ponto perigoso para navegação e orientação náutica, e olhando para a cidade, dá direitinho para entender o “relevo” da Cidade Baixa para a Cidade Alta. Você pode começar seu passeio do alto do Forte Monte Serrat ou pela base da Ponta de Humaitá, na entrada da Baía de Todos os Santos. O Farol da Ponta de Humaitá é o único dos 3 faróis da cidade situado dentro da água do mar, às margens da praia de Monte Serrat.

Quando a maré sobe, parte da estrutura do farol fica submersa e o cenário torna-se ainda mais fascinante. Atualmente, o farol está sob a guarda do Parque Regional de Manutenção do Exército e faz parte do complexo arquitetônico da Ponta de Humaitá, no extremo da Península de Itapagipe. Em sua caminhada, pode visitar também a Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, construída em 1580, e o Mosteiro de Monte Serrat, datado de 1679.

Serviço:
Chegue antes das 17h.