Exposição Kaurís

Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)
Gratuito
Agenda
Ifá - J. Cunha (1980) exposição Kaurís - foto divulgação

Mostra coletiva foi inspirada na Revolta dos Búzios e está em cartaz no Goethe-Institut

A partir da Revolta dos Búzios – movimento emancipatório e abolicionista na Bahia no século XVIII –, a proposta da exposição coletiva de artes visuais “Kaurís” é investigar os búzios como metáfora e estratégia de resistência e de libertação. Com curadoria de Tiago Sant’Ana, estarão reunidas obras em diversas linguagens, como fotografia, pintura, objeto e vídeo, realizadas pelos artistas Antônio Obá, Emo de Medeiros, J. Cunha, Leonardo França, Nádia Taquary e Shai Andrade. A entrada na Galeria do Goethe-Institut Salvador é gratuita, o espaço recebe visitantes entre 9h e 19h, de 21/3 a 3/5, e a classificação indicativa é de 14 anos.

Os búzios foram usados na Revolta como forma de identificar as pessoas participantes do movimento. Nos trabalhos apresentados, os artistas investigam os búzios em diferentes contextos sociais, políticos e religiosos. “Além do contexto histórico da Revolta, os búzios têm uma posição muito importante para as religiões afro-brasileiras. Eles compõem um oráculo. A consulta aos búzios é um saber ancestral, mas também, pela natureza oracular, os búzios contribuem para lançar olhar para o futuro. A exposição é também sobre essa relação entre tempos que se cruzam através do ideal de resistência político e estético”, comenta o curador Tiago Sant’Ana.

Uma das obras que estarão na exposição é “IFÁ”, de Leonardo França, vídeo que contextualiza uma conversa entre o diretor e o pai de santo Obarayi, líder do Ilê Axé Opô Aganju. Há uma consulta a Ifá, entidade representada pelo jogo de búzios, construindo uma narrativa que joga com os formatos de ficção e documentário. Já J. Cunha, conhecido pela criação de icônicas identidades visuais do bloco Ilê Aiyê e por sua contribuição para a arte afro-brasileira, expõe gravuras que remontam à história da Revolta dos Búzios, além de duas pinturas da década de 1980.

Exposição Kaurís
Atrações: obras de Antônio Obá, Emo de Medeiros, J. Cunha, Leonardo França, Nádia Taquary e Shai Andrade
Local: Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)
Data: 21/3 a 3/5, de segunda a sexta
Horário: 9h
Preço: Gratuito