Ensaios de Verão em Salvador

Salvar nos favoritos

A lista mais completa do agito soteropolitano

Já pintou o verão e alguns dos tradicionais ensaios que acontecem durante a estação mais quente do ano já estão começando. E prepare-se para muito calor no coração, porque a festa vai começar! Tem programação brotando por todos os lados e, até o Carnaval 2020, o agito em Salvador só aumenta. Confira a lista mais completa de ensaios e festas em Salvador:

Salva!

O tradicional Ensaio do Psi foi todo reformulado e o projeto passa a se chamar “SALVA”, em referência à forma que os turistas declaram a sua paixão pelos momentos especiais vividos na cidade de Salvador. O projeto está programado para acontecer nos dias 14 de Dezembro, 16 de janeiro de 2020 e 09 de fevereiro, no Museu de Arte Moderna – MAM. A proposta do evento é integrar as três bases do entretenimento soteropolitano: música, gastronomia e arte em um só lugar. Promete ser algo inovador no Verão da Bahia.

Verão do Parango

Sob o comando de Tony Salles, os ensaios de verão da banda Parangolé voltam com força total a partir do dia 15 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Além do mega show da banda anfitriã, outros artistas e grupos também passarão pela temporada, como os cantores Dilsinho e Tomate que marcarão presença na estreia, com seus shows completos, colocando todo mundo para dançar.

Depois do estouro da música “Abaixa Que É Tiro” no Carnaval 2019 e “Diferenciada”, faixa que conta com cerca de 2 milhões de visualizações no YouTube e está entre as mais baixadas e ouvidas nas plataformas digitais, o Pai tá chegando com este que tem tudo para ser mais um verão inesquecível. Fiquem de olho nas redes deles: @bandaparangole / www.bandaparangole.com.br

Ensaios do Olodum

Vem verão! Vem Ensaio do Bloco Afro Olodum! Seus domingos vão ser tomados por muita música desta que é a expressão viva do samba-reggae, que ganhou todo o mundo e se transformou em uma das mais importantes instituições da cultura negra afro-brasileira.

A partir do dia 15 de dezembro de 2019, às 14h, no Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho, a festa do bloco começa. Saiba toda a programação de verão do Olodum neste link. Vendas: @planetaolodum (Casa Do Olodum) e bilheteria. Mais Informações: 71 3321-5010

Bloco Filhos do Korin Efan

O Centro Histórico de Salvador vai receber várias atrações por todo o verão, entre elas estão os ensaios do Bloco Filhos do Korin Efan. O evento segue até o carnaval, todos os domingos, sempre às 18h. Eles se reúnem na Rua do Passo, nº 26, próximo à Rua do pagador de promessas, no Pelourinho, e a programação é gratuita.

Cortejo Afro

A famosa programação de Ensaios Pré-Carnaval do Bloco Cortejo Afro, acontece toda segunda-feira no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, durante o verão. Os ensaios ficaram conhecidos pela participação de músicos convidados, nacionais e internacionais.

Já subiram ao palco e se apresentaram junto com a percussão do Cortejo Afro: Isabella Taviani, Luiz Melodia, Araketu, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Durval Lélis, Gilberto Gil, Luis Caldas, Lazzo, Margareth Menezes, Negra Cor, Armandinho, Olodum, Psirico, Riachão, Tatau, Jussara Silveria, Saulo, Caetano Veloso, Roberto Mendes, Emanuelle Araujo, Ilê Aiyê, Olodum, Jorge Zarath, Jau, Filhos de Jorge, entre outros. Largo Quincas Berro D’Água – R. do Açouguinho, 12 – Pelourinho, Salvador – BA, 40025-180

Gerônimo, o pagador de promessas!

Reserve suas noites de terça-feira ao eterno pagador de promessa, o cantor, trompetista e compositor Gerônimo Santana! Segundo alguns, ele teria recebido o codinome “o pagador de promessa” por ter obtido a graça de uma promessa religiosa. Em agradecimento, fazia shows gratuitos na escadaria da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, na subida do Carmo. A verdade é que, entre 2005 e 2015, Gerônimo transformou as escadarias em um grande baile de música baiana.

Hoje em dia, o show é bem maior, com excelente estrutura e acompanhado da banda Monte Serrat. Acontece sempre às terças, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, a partir das 20h. Ele recebe vários convidados com quem canta vários clássicos. Também não pode faltar sua composição mais conhecida “É d’Oxum”, em parceria com Vevé Calasans, ou “Eu sou Negão”, um dos hinos do carnaval baiano no ano de 1986.

Bateu curiosidade? Super conhecido entre os soteropolitanos, Gerônimo foi percussionista do Trio Elétrico Dodô e Osmar, tendo também trabalhado com Luiz Caldas. Imperdível! Largo Pedro Archanjo – R. Gregório de Matos, 10 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-240. Programação neste link.

ABOCA Centro de Artes

A grande verdade é que se as segundas de verão são do Cortejo Afro e as terças são de Gerônimo, atualmente ABOCA “baixou um decreto” que as quartas são deles! Mas fique ligado! A noite é curta, com músicas apenas das 19h às 22h. Então não se atrase e já “chegue chegando” para não perder um segundo deste agito.

A Associação Baiana e Observatório de Cultura e Arte (ABOCA), no Santo Antônio Além do Carmo, é ponto de efervescência cultural na noite do Centro Histórico. Um dos lugares mais pitorescos e interessantes da cidade é frequentado por uma galera animada, que faz fila na porta para entrar logo, afinal a noite é um caldeirão de emoções. ABOCA – R. dos Marchantes, 12 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA, 40301-430

ABOCA Centro de Artes

Reguetho da Timbalada

Ensaios de verão da Timbalada estão de volta ao Candhyall Guetho Square. Será um show para relembrar momentos que marcaram época no verão de Salvador, como a volta no Guetho. O repertório promete trazer uma mescla de grandes clássicos da banda com músicas inéditas. Anota ai, o primeiro acontece dia 05 de janeiro de 2020, das 17h às 22h. Ingressos neste link.

A Melhor Segunda-Feira do Mundo, 17° edição

Um dos ensaios de verão mais esperados definitivamente é este. Em sua 17° edição, Xanddy vai levar o público à loucura com a gravação do DVD da carreira da A Melhor Segunda-feira do Mundo. Coloca na agenda: dia 6 de janeiro, Harmonia no Wet’n Wild (Paralela). Essa será a primeira vez em que a “A Melhor Segunda-Feira do Mundo” será registrada em um projeto audiovisual. Agora imagine a vibe que não vai estar!!!!

A festa terá Ludmilla, Felipe Araújo e Tony Salles como convidados, além de um show completo de Ferrugem. Em edições passadas, a banda recebeu nomes como Saulo, Gabriel Diniz, Sorriso Maroto, Xand Avião, entre outros artistas da música brasileira.

Baile da Santinha

Leo Santana. Baile da Santinha. Salvador Bahia. Foto: assessoria.

Vem aí mais uma super temporada do maior Baile do Brasil, Baile da Santinha Verão Salvador! O Baile promete repetir o sucesso da última edição, com quatro shows completos, por noite, de artistas de peso. Na próxima temporada dos ensaios de verão 2020, o foco deve ser o repertório do DVD gravado recentemente. A festa do Gigante já tem local e convidados confirmados: Wesley Safadão, Raí Saia Rodada e MC Rebecca. Vai acontecer na segunda sexta-feira de janeiro, dia 10, no Wet’n Wild Eventos, a partir das 21h. Já avisem aos contatinhos!

Saulo, Som e Sol

Vem aí mais uma edição do projeto de verão Saulo, Som e Sol. Relembre músicas antigas da Banda Eva e atuais do cantor mais carismático do axé. Sempre rolam participações especiais. Na primeira edição desta temporada, que aconteceu no dia 8 de dezembro, teve um show completo de Jau no MAM – Museu de Arte Moderna. Podem esperar belas surpresas.

Ensaios do Grupo Afrodisíaco

O grupo baiano Afrodisíaco, liderado pelo cantor e compositor Pierre Onassis, já iniciou sua temporada de ensaios de verão em Salvador desde 29 de novembro. A banda É O Tchan foi a primeira convidada, numa festa pra lá de animada na área de eventos da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. Comecem a seguir as redes sociais para saberem a agenda deles. (@afrodisiacooficial)

Magia – Luiz 50 Anos

O pai do axé está completando 50 anos de carreira. Com mais de 110 discos gravados e 50 carnavais, Luiz Caldas deu o pontapé inicial para o verão na primeira edição da festa Magia, na Chácara Baluarte (Santo Antônio Além do Carmo), no dia 01 de dezembro. O convidado de abertura foi Moraes Moreira. Cada um fez seu show, e depois dividiram o palco para cantar “chame-gente”. Foi incrível. Haja amor! Fiquem ligados nas próximas edições. (@lcpcaldas / www.luizcaldas.com.br )

Banda Didá

Comemorando seus 26 anos de estrada, a Banda Didá faz seus ensaios chamados “Baiana, batuqueira, brasileira”, no Pelourinho. No dia 10 de dezembro de 2019 foi dado o pontapé inicial com um show inesquecível com as presenças do cantor Saulo e da rainha Margareth Menezes. O próximo será dia 17 de janeiro de 2020, na Praça Quincas Berro D’água. E já anota na agenda que em fevereiro tem mais. Siga as redes da Banda Didá e saiba a programação.

Festival de Verão Salvador

Nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2020, a Arena Fonte Nova vai receber o novo Festival de Verão Salvador. O FV, considerado oficialmente o maior evento de música do verão brasileiro, chega à sua 21ª edição com a promessa de surpreender o público com uma experiência única, e agradar a todas as tribos.

No sábado, já estão confirmados: Ivete Sangalo, Zé Neto & Cristiano, Dennis DJ, Ferrugem, Iza, Marcelo Falcão, Harmonia do Samba, Àttooxxá e Baco Exu do Blues. No domingo, se apresentam Clean Bandit, Bell Marques, Dilsinho, Léo Santana, Wesley Safadão, Felipe Araújo, Melim, Parangolé e Vitão. Todos os detalhes desta festa neste link.

Bailinho de Quinta

Você piscou e o Bailinho de Quinta está completando 10 anos! É marchinha, é frevo, é banda, é baile, é da Bahia, é a certeza de diversão na certa. No verão de Salvador o baile segue trazendo boa música, fantasias, confetes e muita purpurina. Na última edição teve participação de Daniela Mercury, show dos Skanibais e o DJ Thiagão (SP). Aguarde boas surpresas por ai. A programação aparece neste link.

Sollares Summer Festival

A festa Sollares está de volta e vai agitar o verão soteropolitano em clima de Summer Festival. É conhecido por ter muita música eletrônica de qualidade no line-up, tendo feras nacionais de nível internacional. Em 2020, vai acontecer no dia 08 de fevereiro e os ingressos já estão à venda. Mais informações neste link.

Para saber sobre gastronomia, história&cultura, praias, pontos turísticos e muito lazer em Salvador, entre neste link e misture-se!

Fernanda Slama
Coordenadora de Conteúdo

Nota: fotos usadas no banner são do cantor Leo Santana, durante o Baile da Santinha. Foram cedidas pela assessoria do artista.



Experiências em Salvador

Agenda

16
out
18
out
19
out
20
out
21
out
22
out
23
out
Ver mais em Agenda