Casa do Carnaval

Salvar nos favoritos

O primeiro museu da folia faz uma viagem visual e sensorial nos recortes temáticos da festa.

Casa do Carnaval – fachada. Foto: Fábio Marconi

O primeiro museu do Carnaval tem quatro pavimentos: o térreo, o primeiro andar, o terraço e o subsolo. Com capricho e o uso da tecnologia e da interatividade, a Casa do Carnaval conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que está no âmago da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana. A Casa tem curadoria de Gringo Cardia, o mesmo que comandou, também em Salvador, o projeto de implantação da Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai.

Casa do Carnaval – livros que contam a história dessa grande festa. Foto: Fábio Marconi

Este museu da folia possui maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, fotos e documentos históricos e dois cinemas onde os visitantes irão poder aprender ritmos da festa caracterizados e com a ajuda de monitores. Várias projeções em vídeo também fazem parte do acervo (cada visitante faz sua “viagem” pela casa de forma particular, com o uso de fones de ouvido). Além disso, o museu vai disponibilizar de um livro com 11 textos sobre a festa, organizados pelo pesquisador e professor da Ufba, Paulo Miguez.

Casa do Carnaval – coleções. Foto: Fábio Marconi

Ainda tem um subsolo com conteúdo digital para pesquisas sobre o Carnaval e o terraço com uma vista inspiradora da Baía de Todos os Santos, onde serão realizados pequenos shows acústicos.

A Casa do Carnaval funciona no Centro Histórico, ao lado da Catedral Basílica de São Salvador, entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé, colada ao Plano Inclinado Gonçalves. Antes, o imóvel abrigava a antiga Casa do Frontispício, tendo sido restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para receber o museu, fruto de um investimento de, aproximadamente, R$ 6 milhões da Prefeitura.

Casa do Carnaval – coleções. Foto: Fábio Marconi

Mais informações sobre a Casa do Carnaval, neste link.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!



Experiências em Salvador

Agenda

02
jul
03
jul
04
jul
06
jul
07
jul
08
jul
09
jul
Ver mais em Agenda