Bienal do Livro da Bahia 2022

Salvar nos favoritos

O principal evento de Literatura e Cultura do Nordeste está de volta a Salvador

A Bienal do Livro Bahia 2022 chega com grandes encontros, reencontros, debates e diversão

A partir desta quinta-feira (10) até 15 de novembro, o principal evento de Literatura e Cultura do Nordeste está de volta a Salvador e com muitas novidades. Um mundo de histórias e imaginação vai se abrir na Bienal do Livro Bahia 2022, no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, com grandes encontros, reencontros, debates e diversão.

A Bienal do Livro da Bahia chega com uma programação para toda a família. O festival contará com mais de 200 expositores apresentando seus grandes lançamentos, espaços para discussões sobre conteúdos relevantes, atrações musicais e uma área pensada com carinho para o público infantil, que pretende estimular ainda mais a criatividade das crianças.

O evento terá 150 marcas expositoras e a expectativa é que 80 mil pessoas circulem pelos três espaços de convivência disponibilizados: Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil. Ao todo, serão mais de 70 horas de conteúdo produzido por mais de 100 autores e personalidades convidados. Uma das atrações já confirmadas é a escritora Djamila Ribeiro. Clique aqui e veja a programação completa.

Café Literário

Neste local, grandes nomes da literatura, jornalistas, filósofos e demais formadores de opinião participarão de discussões sobre comportamento, política, economia, relações humanas, cultura, artes, meio-ambiente, sustentabilidade, saúde mental, diversidade e demais assuntos fundamentais para a criação de novas possibilidades de futuro. Veja a programação do Café Literário neste link.

Arena Jovem

A programação da Arena Jovem, cuja curadoria está a cargo do jornalista Schneider Carpeggiani, terá a participação de personalidades midiáticas que estão presentes no cotidiano dos jovens e os estimulam a serem cada vez mais protagonistas da transformação social. Uma das mesas já confirmadas para o espaço trará Francisco Bosco, ensaísta e apresentador do Programa Papo de Segunda, no Canal GNT, e Manoel Soares, jornalista baiano e também apresentador da TV Globo.

Intitulada “Políticas, tretas e diálogos possíveis no Brasil de hoje”, a mesa debaterá as possíveis maneiras de como lidar com o momento político atual, especialmente no contexto brasileiro, em que todos querem falar, mas ninguém quer parar para escutar o outro. Com esse mote, a conversa terá mediação de Edma de Góis, que é jornalista, doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), já tendo sido assessora de imprensa da campanha pelo Projeto de Lei da Ficha Limpa (Lei 135/2010). É uma das organizadoras de “A literatura na berlinda: ensaios para uma crítica contemporânea” (Edufba, 2021).

Francisco Bosco, além de ensaísta e apresentador, é doutor em teoria da literatura pela UFRJ, autor de “O diálogo possível: por uma reconstrução do debate público brasileiro” e “A vítima tem sempre razão? Lutas identitárias e o novo espaço público brasileiro”, entre outros. Foi colunista da revista Cult e do jornal O Globo, dirigiu a rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, e foi presidente da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).

Manoel Soares, além de jornalista e apresentador, é escritor, palestrante e educador mediático. Nascido no bairro da Boca do Rio, em Salvador (Bahia), atua há mais de 25 anos nas áreas de processos comunicacionais e gestão social. Tem trabalhos jornalísticos premiados e é Conselheiro Nacional da Central Única das Favelas – CUFA. Veja toda a programação da Arena Jovem neste link.

Espaço Infantil

O Espaço Infantil da Bienal do Livro Bahia será totalmente lúdico, com cerca de 60 títulos para crianças de todas as idades, estimulando a criatividade e o aprendizado das crianças para que, desde cedo, comecem a despertar o apreço pela leitura. No local, vai ter contação de histórias durante os seis dias da Bienal, música, interatividade, espetáculos cênicos musicais, bailes, oficinas, brincadeiras e muitas surpresas. Confira a programação do Espaço Infantil neste link.

Fundação Gregório de Mattos (FGM) integra a programação

Em meio a tantas atrações, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) garante uma programação voltada para crianças e adultos, no estande da Prefeitura montado no evento.

As atrações começam na quinta-feira (10), às 10h50, com o espetáculo teatral Menino Ziraldo. Baseado no livro Menino Marrom, a peça apresenta um musical divertido sobre diversidade. Já às 14h, será apresentado o espetáculo “Histórias Cantadas”, trazendo um enredo sobre a importância de repassar livros e espalhar o conhecimento.

Oficinas e contação – Na sexta-feira (11), às 15h, o Palhaço das Letras trabalhará de forma lúdica com as crianças a identificação e a aprendizagem do ABC e a composição de palavras. Na sequência, às 16h, será lançado o projeto Literatura Inclusiva, que leva livros em braile e jogos em libras às bibliotecas municipais e comunitárias de Salvador.

No sábado (12), às 11h30, a oficina Amigo Bola promove uma atividade em que as crianças aprendem a fazer um “amigo” utilizando lã, areia e tinta. A proposta é estimular a valorização da amizade. Às 12h, os escritores Paulo Atto, Breno Fernandes, Stael Mamed e Márcia Fonseca, autores da terceira coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro, participam de uma roda de conversa, em que apresentam suas obras e falam sobre a experiência com o edital.

Já no domingo (13), também às 12h, os autores do Selo João Ubaldo Ribeiro, Daiane Soares, Aicha Marques, Aruane Garzedin e Tiago D. Oliveira, vão contar suas histórias. Em seguida, às 15 horas, acontece a oficina de Boneca Abaomy, momento reservado à produção das tradicionais bonecas de pano.

Na segunda-feira (14), às 18h, o Sarau Calu Brincante traz uma apresentação musical sobre uma menina que afirma sua etnia e a importância de se entender enquanto uma criança negra.

Patrimônio É – Na terça-feira (15), às 10h, acontece a última edição do Patrimônio É…, neste ano, com o lançamento das revistas do projeto. As publicações trazem as falas dos convidados que passaram pelas rodas de conversa, no período de 2018 a 2021.

Às 15h, para fechar a participação na Bienal, a FGM promove o projeto Mentes Criativas. Desenvolvido pelo bibliotecário José Antônio Nascimento, a ação é voltada para crianças e adolescentes, que terão a oportunidade de criar a sua própria história e uma capa para ilustrá-la.

O evento conta com o apoio municipal por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Secult) e da Educação (Smed), além da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e recebe as curadorias dos jornalistas Josélia Aguiar, Schneider Carpeggiani e Mira Silva.

Serviço

Bienal do Livro da Bahia 2022
Quando: 10 a 15 de novembro
Onde: Centro de Convenções Salvador
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Vendas pelo site.
Programação completa neste link.



Coloque outras experiências na sua agenda

Ver Agenda completa
02dez
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez