Salvador no The New York Times Travel

Salvar nos favoritos

Salvador é a única cidade do Brasil na lista de destinos da The New York Times Travel.

Cidade Alta e Cidade baixa. Salvador da bahia. Foto: Uiler Costa

Salvador da Bahia foi mais uma vez incluída em uma seleta lista dos melhores destinos para conhecer em 2019. Em dezembro (2018) a cidade foi citada pela National Geographic, junto com Polinésia Francesa; Vevey, na Suíça; Deserto de Bisti / De-Na-Zin, no Novo México e Fanjingshan, na China. Agora, Salvador acaba de ser recomendada entre os 52 lugares para ir em 2019, eleitos pelo The New York Times, sendo a única cidade escolhida do Brasil. A matéria enaltece a primeira capital do país como uma cidade em reformulação, aparecendo na 14º posição de destinos pelo mundo junto com Porto Rico, Hampi (Índia), Santa Bárbara (Califórnia), Ilhas Setouchi (Japão), Azores (Portugal), Nova Iorque (Estados Unidos) e Lyon (França).

Essa lista é feita anualmente e combina destinos que são ambiciosos, intrigantes e talvez ameaçados. O The New York Times recruta escritores e fotógrafos de todo o mundo, bem como um grupo de editores, designers e especialistas interativos que trabalham para produzi-lo. É um verdadeiro convite a fugir para o mundo.

Por aqui, a grande estrela foi o Centro Histórico da Cidade. O artigo conta um pouco sobre a vibrante vida cultural e musical. Foram pontuados o Pelourinho, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Casa do Carnaval, as futuras instalações como o Centro de Convenções e os hotéis Fera Palace Hotel e o recém-inaugurado Fasano Salvador. Também se falou sobre a recém-construída linha de metrô de Salvador que liga convenientemente o centro da cidade e o aeroporto internacional em expansão.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Foto: Fábio Marconi

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é definitivamente uma igreja peculiar. Na matéria, um dos fatos citados para a escolha de Salvador foi justamente a vibrante cultura afro-brasileira existente no Centro Histórico. Começamos por essa igreja por representar com delicadeza o sincretismo religioso nato desta cidade.

Dia de Santa Barbara Pelourinho Salvador Bahia Foto Amanda Oliveira.

A liturgia dos cultos faz uso de música inspirada nos terreiros de Candomblé, ao som de atabaques. Lá é celebrada toda terça-feira uma missa católica que incorporou alguns dos elementos da cultura africana, como as cantorias e danças. Outro fato de peso é a Festa de Santa Bárbara que no sincretismo celebra Iansã. No dia 04 de dezembro, a igreja é o ponto central dos festejos que tomam as ruas do Pelourinho com pessoas vestidas de roupas vermelhas, cheiro de alfazema e pétalas de rosas por toda parte.

Casa do Carnaval

Casa do Carnaval – fachada. Foto: Fábio Marconi

Atualmente, não tem como fazer turismo em Salvador sem passar horas dentro da Casa do Carnaval. Com capricho e o uso da tecnologia e da interatividade, a Casa do Carnaval conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que está no âmago da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana.

Fasano Salvador

Fasano Salvador. Rooftop Foto: Xico Diniz /Assessoria

O Hotel Fasano Salvador nasceu a partir da harmonização entre o estilo sofisticado do Grupo Fasano com a atmosfera descontraída de Salvador. O edifício é um legítimo representante do estilo Art Déco, que abrigou durante 45 anos a primeira sede do Jornal A Tarde, trazendo um valor arquitetônico reconhecido. O prédio é uma construção emblemática dos anos 30, na Praça Castro Alves, um dos símbolos mais populares da capital baiana.

Fasano Salvador. Restaurante Foto Humberto Vieira Filho/ Assessoria

Também aberto para passantes, a experiência gastronômica do Restaurante Fasano traz o legado da cultura de origem italiana que leva a assinatura do restaurateur Rogério Fasano. No menu, também há pratos baianos locais assinados por nada mais nada menos que Tereza Paim. O Fasano Salvador valoriza ainda mais o Centro Histórico da cidade, contribuindo para a sua revitalização, cujas obras de requalificação foram feitas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) com projeto da Fundação Mário Leal.

Fera Palace Hotel

Fera Palace Hotel. Foto: Assessoria

O Fera Palace Hotel é mesmo “uma jóia Art Déco” como a equipe do The Times disse. Com projeto do renomado arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl, teve a arquitetura original preservada depois da reforma. A decoração impecável, o serviço gentil e prestativo, os drinks sofisticados e uma boa agenda de eventos estão colocando o Fera Palace Hotel na lista da programação mais cool da cidade.

Fera Palace Hotel. Foto: Assessoria

O Fera Palace traz um conceito de hotelaria sofisticada e descolada ao Centro Histórico com vista para a Baía de Todos os Santos, considerado por muitos o local para ver o mais lindo pôr do sol da cidade. O restaurante e o bar são abertos também para quem não está hospedado, o que o torna um charmoso destino para moradores e visitantes.

Farol da Barra

Farol da Barra visto de cima. Foto: Uiler Costa

Distante do Centro Histórico citado na matéria, mas parte dos pontos turísticos mais visitados em Salvador, o Farol da Barra está cada vez mais charmoso. Além de abrigar o Museu Náutico da Bahia, que conta com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, agora tem um charmoso café: o Farol Café & Wine Bar.

Farol Café & Wine Bar. Foto: Amanda Oliveira.

Além dos saborosos quiches, saltenhas, tortas e a parte dos cafés com bolos e brigadeiros, ainda tem uma boa carta de vinhos. No topo do Farol se tem a visão 360º de Salvador e do pátio o visitante tem uma visão de 180° de toda a Baía de Todos os Santos. É neste agradável local que estão começando a acontecer shows de MPB, som acústico, jazz, peças de teatro, apresentações de dança e ainda está programada a volta do Show Folclórico.

Você tem esse ano inteiro pela frente para visitar Salvador da Bahia. Para quem nunca veio ou para quem visita sempre, boas surpresas são reveladas a cada temporada. Misture-se a essa renovada e charmosa cidade.

Pôr do Sol. Barra. Salvador Bahia Foto Amanda Oliveira.



Experiências em Salvador

Experiências em Salvador

Agenda

16
Jan
17
Jan
18
Jan
19
Jan
20
Jan
21
Jan
22
Jan
23
Jan
24
Jan
25
Jan
26
Jan
27
Jan
28
Jan
29
Jan
30
Jan
31
Jan
01
Fev
02
Fev
03
Fev
06
Fev
07
Fev
08
Fev
09
Fev
10
Fev
11
Fev
12
Fev
13
Fev
14
Fev
15
Fev
16
Fev
17
Fev
21
Fev
22
Fev
23
Fev
24
Fev
26
Fev
27
Fev
01
Mar
02
Mar
03
Mar
04
Mar
05
Mar
11
Mar
12
Mar
13
Mar
01
Abr
02
Abr
03
Abr
10
Nov
18
Nov
Ver mais em Agenda